QUIZ PERIÓDICO: ENTRE PERGUNTAS E ELEMENTOS - UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E DE INCLUSÃO PROMOVIDA PELA CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-016Palavras-chave:
Inclusão, Interdisciplinaridade, Metodologia Ativa, Tabela PeriódicaResumo
Uma das maiores dificuldades encontradas em sala de aula pelos professores está relacionada com a prática pedagógica inclusiva, para atender os alunos que apresentam alguma deficiência. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi de aplicar uma ferramenta educacional denominada “Quiz Periódico”, para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a “Tabela Periódica”. O instrumento foi aplicado com duas turmas do terceiro ano do ensino médio, da Escola Estadual Cleinia Rosalina de Sousa, localizada no município de Cuiabá-MT. Foi utilizado o método qualitativo com a abordagem da pesquisa-ação, ancorada pela Peer Instructions, metodologia ativa de aprendizagem, onde os alunos auxiliam uns aos outros nos entendimentos dos conceitos, e em seguida, são conduzidos pelo professor no aperfeiçoamento desse aprendizado por meio de questões dirigidas. As análises da pesquisa mostraram que a proposta didática realizada envolvendo o levantamento das concepções prévias através da ferramenta, auxiliou na elaboração conceitual dos estudantes que participaram ativamente do processo, possibilitando uma melhor compreensão do conteúdo abordado. Os resultados demonstraram que através desta prática foi possível identificar uma proposta interdisciplinar e de inclusão, envolvendo os alunos na atividade, aproximando-os com o conteúdo abordado. Concluímos também que através do Braille, instrumento de escrita e leitura utilizado neste jogo, é possível que ocorra a aprendizagem do aluno deficiente visual. E, por último, o mais importante é que através do trabalho em equipe e da interação dos alunos ocorreu o respeito mútuo e a empatia, potencializando assim o ensino inclusivo.
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