O PAPEL SOCIAL DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA HOSPITALIZADA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-007Palavras-chave:
Brinquedoteca Hospitalar, Crianças Hospitalizada, Atividades LúdicasResumo
A brinquedoteca hospitalar desempenha um papel social crucial no processo de inclusão da criança hospitalizada. Este estudo justifica-se pela necessidade de evidenciar os benefícios da brinquedoteca hospitalar, tanto do ponto de vista teórico, embasando-se em estudos e teorias já existentes, quanto do ponto de vista prático, apresentando exemplos de implementação e resultados positivos. Tem como objetivo analisar o papel social da brinquedoteca hospitalar no processo de inclusão da criança hospitalizada. Frente ao exposto, o estudo apresenta um breve histórico da brinquedoteca, a fim de entender sua trajetória no cenário mundial, seu surgimento no Brasil, seus objetivos e sua legislação. Posteriormente analisa a função do brincar no desenvolvimento infantil. Reflete-se também sobre a brinquedoteca hospitalar como um espaço mágico no qual a criança pode expressar suas imaginações e emoções, socializar com outras pessoas e desenvolver-se. Para elucidar a contribuição social da brinquedoteca hospitalar à criança, por meio de uma abordagem metodológica bibliográfica e revisão sistemática de fontes primárias e secundárias, a pesquisa busca embasar-se em teorias e estudos já existentes, como os de Cunha (1997), Kishimoto (2003) e Vygotsky (1987), para analisar a relevância do brincar em um ambiente hospitalar e sua promoção à saúde. Deste modo pode-se observar que a brinquedoteca contribui na socialização da criança que se encontra hospitalizada, haja vista, que possibilita a ela um espaço destinado a mitigação dos conflitos internos e oferece um ambiente mágico onde as crianças podem se envolver em atividades lúdicas, permitindo que elas desempenhem seu principal trabalho: brincar.
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