CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Gabriela Segura Landim Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Vinícius Gutierres de Paula Silva Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Tatiane Amorim de Matos Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-012

Palavras-chave:

Histologia, Medicina, Ensino

Resumo

A monitoria acadêmica constitui uma oportunidade de aprendizagem tornando um facilitador do processo educacional, sendo capaz de construir uma relação com maior interação e compartilhamento de saberes, proporcionando um crescimento formativo para todos. O objetivo é abordar a experiência de dois acadêmicos de medicina como monitores do componente curricular “Histologia Humana”, ministrados no 1º e 2º semestre do Curso de Graduação em medicina da Universidade do estadual de Mato Grosso (UNEMAT) no Município de Cáceres- M.T, bem com enfatizar a importância da monitoria enquanto instrumento de aprendizagem. Trata-se de estudo de caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da óptica dos monitores do curso, nos períodos letivos de 2022.1 e 2022.2. O aluno-monitor comportou-se como um orientador do ensino, de modo que não era detentor do conhecimento, mas sim possuía maior experiência nos assuntos abordados. Dessa maneira tanto o monitor contribuía para a aprendizagem, quanto os alunos também puderam fazer seus apontamentos. Conclui que a vivência educacional da monitoria acadêmica tornou uma importante ferramenta ao desenvolvimento teórico-prático do aluno monitor.

 

Referências

BERNARDINO, A. de O., et al. “Metodologias ativas e formação de competências no processo de ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem: revisão sistemática”. Educere - Revista da Educação da UNIPAR , vol. 23, n.º 1 , maio de 2023, p. 281–302. ojs.revistasunipar.com.br, https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-017.

FERNANDES, D. C. A. et al. Contribuições da monitoria acadêmica na formação do aluno-monitor do curso de Enfermagem: relato de experiência. Debates em Educação. v. 12, n. 27, 2020.

GARCIA, L. T. S.; FILHO, L. G. S.; SILVA, M. V. G. Monitoria e avaliação formativa em nível universitário: desafios e conquistas. Perspectiva. v. 31, n. 3, p. 973-1003, 2013.

QUEIROZ P.,PAREDE D. A importância da monitoria para iniciação docente do monitor: relato de experiência. Conexão Unifametrodiversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis Semana acadêmica, 2019; 2357-8645.

RAMOS LAV, et al, Luiz Armando Vidal et al. Plano de monitoria acadêmica na disciplina anatomia humana: relato de experiência. Ensino, Saúde e Ambiente Backup, 2012; 5(3): 94-101.

TIBOLA C. et al. Monitoria acadêmica de histologia para o curso de medicina: um relato de experiência. Anais do 9º Salão internacional de ensino, pesquisa e extensão – SIEPE, nov. 2017.

Downloads

Publicado

31-07-2023

Como Citar

LANDIM, Gabriela Segura; SILVA, Vinícius Gutierres de Paula; DE MATOS, Tatiane Amorim. CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA . EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 714–720, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-012. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10350. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos