CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-012Palavras-chave:
Histologia, Medicina, EnsinoResumo
A monitoria acadêmica constitui uma oportunidade de aprendizagem tornando um facilitador do processo educacional, sendo capaz de construir uma relação com maior interação e compartilhamento de saberes, proporcionando um crescimento formativo para todos. O objetivo é abordar a experiência de dois acadêmicos de medicina como monitores do componente curricular “Histologia Humana”, ministrados no 1º e 2º semestre do Curso de Graduação em medicina da Universidade do estadual de Mato Grosso (UNEMAT) no Município de Cáceres- M.T, bem com enfatizar a importância da monitoria enquanto instrumento de aprendizagem. Trata-se de estudo de caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da óptica dos monitores do curso, nos períodos letivos de 2022.1 e 2022.2. O aluno-monitor comportou-se como um orientador do ensino, de modo que não era detentor do conhecimento, mas sim possuía maior experiência nos assuntos abordados. Dessa maneira tanto o monitor contribuía para a aprendizagem, quanto os alunos também puderam fazer seus apontamentos. Conclui que a vivência educacional da monitoria acadêmica tornou uma importante ferramenta ao desenvolvimento teórico-prático do aluno monitor.
Referências
BERNARDINO, A. de O., et al. “Metodologias ativas e formação de competências no processo de ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem: revisão sistemática”. Educere - Revista da Educação da UNIPAR , vol. 23, n.º 1 , maio de 2023, p. 281–302. ojs.revistasunipar.com.br, https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-017.
FERNANDES, D. C. A. et al. Contribuições da monitoria acadêmica na formação do aluno-monitor do curso de Enfermagem: relato de experiência. Debates em Educação. v. 12, n. 27, 2020.
GARCIA, L. T. S.; FILHO, L. G. S.; SILVA, M. V. G. Monitoria e avaliação formativa em nível universitário: desafios e conquistas. Perspectiva. v. 31, n. 3, p. 973-1003, 2013.
QUEIROZ P.,PAREDE D. A importância da monitoria para iniciação docente do monitor: relato de experiência. Conexão Unifametrodiversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis Semana acadêmica, 2019; 2357-8645.
RAMOS LAV, et al, Luiz Armando Vidal et al. Plano de monitoria acadêmica na disciplina anatomia humana: relato de experiência. Ensino, Saúde e Ambiente Backup, 2012; 5(3): 94-101.
TIBOLA C. et al. Monitoria acadêmica de histologia para o curso de medicina: um relato de experiência. Anais do 9º Salão internacional de ensino, pesquisa e extensão – SIEPE, nov. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educere - Revista da Educação da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.