EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESTRATÉGIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PSICOLOGIA: UMA VISÃO A PARTIR DO SOFTWARE IRAMUTEQ

Autores

  • Washington Sales do Monte Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA)
  • Maria Vera Lúcia Pessoa Porto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Maria Camilla Souza Trindade Faculdade Maurício de Nassau Mossoró (UNINASSAU)
  • Lia Rodrigues Lessa de Lima Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA)
  • Karidja Kalliany Carlos de Freitas Moura Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-022

Palavras-chave:

Iramuteq, Extensão Universitária, Psicologia

Resumo

A pesquisa Extensão Universitária como estratégia do processo de ensino-aprendizagem na psicologia trata de uma investigação que tem como hipótese, que a extensão universitária, no âmbito da psicologia, embora possa vir a ser útil e propícia ao crescimento em várias áreas da vida, ainda engatinha. Por isso, o objetivo é investigar como se desenvolve os trabalhos de extensão em psicologia, bem como seu impacto na qualidade de vida das comunidades atendidas por projetos ou ações extensionistas. O método, utilizado será, inicialmente, o quantitativo, através da busca na plataforma Scielo de artigos que exponham ideias e ações a respeito do tema para, em seguida, após apuração dos dados, dissertar qualitativamente acerca do tema proposto. A pesquisa, então, dará continuidade e como resultado é possível perceber que as publicações não são recentes na área da psicologia, porém com processamento de dados de escrita científica sobre o contexto da extensão universitária na psicologia, como considerações finais da nossa investigação, foi possível perceber a impotência das atividades de extensão para o desenvolvimento de habilidades pessoas e profissionais dos alunos dentro do contexto das demandas sociais e integração entre a universidade e comunidade onde está inserida.

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Publicado

18-08-2023

Como Citar

DO MONTE, Washington Sales; PORTO, Maria Vera Lúcia Pessoa; TRINDADE, Maria Camilla Souza; DE LIMA, Lia Rodrigues Lessa; MOURA, Karidja Kalliany Carlos de Freitas. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESTRATÉGIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PSICOLOGIA: UMA VISÃO A PARTIR DO SOFTWARE IRAMUTEQ. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 865–878, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-022. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10444. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos