EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESTRATÉGIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PSICOLOGIA: UMA VISÃO A PARTIR DO SOFTWARE IRAMUTEQ
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-022Palavras-chave:
Iramuteq, Extensão Universitária, PsicologiaResumo
A pesquisa Extensão Universitária como estratégia do processo de ensino-aprendizagem na psicologia trata de uma investigação que tem como hipótese, que a extensão universitária, no âmbito da psicologia, embora possa vir a ser útil e propícia ao crescimento em várias áreas da vida, ainda engatinha. Por isso, o objetivo é investigar como se desenvolve os trabalhos de extensão em psicologia, bem como seu impacto na qualidade de vida das comunidades atendidas por projetos ou ações extensionistas. O método, utilizado será, inicialmente, o quantitativo, através da busca na plataforma Scielo de artigos que exponham ideias e ações a respeito do tema para, em seguida, após apuração dos dados, dissertar qualitativamente acerca do tema proposto. A pesquisa, então, dará continuidade e como resultado é possível perceber que as publicações não são recentes na área da psicologia, porém com processamento de dados de escrita científica sobre o contexto da extensão universitária na psicologia, como considerações finais da nossa investigação, foi possível perceber a impotência das atividades de extensão para o desenvolvimento de habilidades pessoas e profissionais dos alunos dentro do contexto das demandas sociais e integração entre a universidade e comunidade onde está inserida.
Referências
ABIB, J. A. D. Virada social na historiografia da psicologia e independência institucional da psicologia. Psicologia; Teoria e Pesquisa, 14, 1, p. 77-84, 1998.
ALCÂNTARA, Glete de. Universidades medievais. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 9, p. 9-19, 1975.
Bookman, 2005.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm >. Acesso em: 08 abril 2023.
BRASIL. Decreto-Lei nº 252, de 28 de fevereiro de 1967. Estabelece normas complementares ao Decreto-Lei nº 53, de 18 de novembro de 1966, e dá outras providências. Brasília, DF, 1967.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em psicologia, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013.
COELHO, Geraldo Ceni. O papel pedagógico da extensão universitária. Revista Em Extensão, v. 13, n. 2, p. 11-24, 2014.
DE ASSIS, Renata Machado; BONIFÁCIO, Naiêssa Araújo. A formação docente na universidade: ensino, pesquisa e extensão. Educação e Fronteiras, v. 1, n. 3, p. 36-50, 2011.
FORPROEX. I Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. UNB ,Brasília, 04 e 05 de novembro de 1987. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2023
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.
GUERRA, I. C. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. Lucerna, 2006.
RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes; DE ARAÚJO PONTES, Verônica Maria; SILVA, Etevaldo Almeida. A contribuição da extensão universitária na formação aca-dêmica: desafios e perspectivas. Revista Conexão UEPG, v. 13, n. 1, p. 52-65, 2017.
SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra: Almedina, v. 3, p. 1991-1992, 2008.
SANTOS, S. L.; TEIXEIRA, F. G. Design de uma interface de interação tridimensional com foco na usabilidade e no desempenho gráfico. Design e Tecnologia, v. 1, n. 01, p. 39-50, 2010.
SILVA, R. A. A extensão como método de ensino teórico-prático no ensino superior. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 9, n. 2, p. 119-137, jul./dez. 2009.
SILVESTRE, A. L. Análise de dados e estatística descritiva. Escolar editora, 2007.
SOUSA, Yuri Sá Oliveira. O uso do software Iramuteq: fundamentos de lexicometria para pesquisas qualitativas. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 21, n. 4, p. 1541-1560, 2021.
YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre:
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educere - Revista da Educação da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.