OS IMPACTOS DA COVID-19 NA ESCOLHA DE CARREIRA: UMA ANÁLISE INTERNACIONAL DOS RESULTADOS E POSSÍVEIS POLÍTICAS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL NO MUNDO PÓS-PANDÊMICO

Autores

  • Rafaela Porto y Castro Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Ana Leticia Lunardi e Souza Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Lívia Garcez Universidade de Passo Fundo (UPF)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-001

Palavras-chave:

COVID-19, Escolha Profissional, Saúde Mental

Resumo

Os estudantes em processo de escolha profissional enfrentam desafios significativos, especialmente em sua saúde mental, com pensamentos negativos em relação ao desempenho em testes e pressão de familiares e amigos, afetando seu desempenho nos estudos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de políticas que possam apoiar indivíduos na adaptação às mudanças trazidas pela pandemia e promover o bem-estar e o sucesso profissional em um mundo pós-pandêmico. Para entender melhor esses desafios, o estudo utilizará uma metodologia comparativa, analisando como as mudanças socioeconômicas e culturais afetaram a escolha de carreira em diferentes países, incluindo Brasil, Kosovo, China, Romênia, Suíça, Inglaterra e Alemanha. Os resultados encontrados também podem ser utilizados para desenvolver programas de prevenção ou intervenção em saúde mental, com o objetivo de facilitar a tomada de decisão de carreira entre os jovens em diferentes países.

Referências

AALTO, Aino-Maija; MÜLLER, Dagmar; TILLEY, J. Lucas. From epidemic to pandemic: Effects of the COVID-19 outbreak on high school program choices in Sweden. Labour Economics, v. 82, p. 102346, 2023.

ALMEIDA, Vanessa. Educação em perspectiva: a importância para o docente de conhecer a história da docência no brasil. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 22, n. 1, 2022.

ANDREWS, Lindsay M. et al. Can perfectionism affect career development? Exploring career thoughts and self‐efficacy. Journal of Counseling & Development, v. 92, n. 3, p. 270-279, 2014.

ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. Boitempo Editorial, 2020.

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE PSIQUIATRIA - APA. What Are Anxiety Disorders? 2017.

BANDURA, Albert; FREEMAN, William H.; LIGHTSEY, Richard. Self-efficacy: The exercise of control. 1999.

BASKAR, Aditi; QUIGLEY, Laura; SANGHA, Kam. The impact of COVID-19 pandemic on career choice in a secondary school wide survey. Journal of Medical Education Research, v. 2, n. 1, 2022.

BATES, Glen W. et al. Beyond employability skills: Developing professional purpose. Journal of Teaching and Learning for Graduate Employability, v. 10, n. 1, p. 7-26, 2019.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Painel coronavírus. 2020.

BROOKS, Samantha K. et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The lancet, v. 395, n. 10227, p. 912-920, 2020.

CAMARGO, Irineu Soares de. Gestão de carreira no início da carreira profissional: um estudo sobre atitude de carreira de jovens discentes da graduação da FEA/USP. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

CARMO, Helen Cristina do; LEÃO, Geraldo. Os jovens e a escola. Cadernos temáticos Juventude Brasileira e Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

CHEN, Shi et al. Making a commitment to your future: investigating the effect of career exploration and career decision-making self-efficacy on the relationship between career concern and career commitment. Sustainability, v. 13, n. 22, p. 12816, 2021.

CLEMENTS, Andrew James; KAMAU, Caroline. Understanding students’ motivation towards proactive career behaviours through goal-setting theory and the job demands–resources model. Studies in Higher Education, v. 43, n. 12, p. 2279-2293, 2018.

COON, Kristin L. Predicting career decision-making difficulties among undergraduate students: the role of career decision making self efficacy, career optimism, and coping. Southern Illinois University at Carbondale, 2008.

COSTA, Everton Garcia da; NEBEL, Letícia. O quanto vale a dor? Estudo sobre a saúde mental de estudantes de pós-graduação no Brasil. Polis. Revista Latinoamericana, n. 50, 2018.

DAYRELL, Juarez. A escola" faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade, v. 28, p. 1105-1128, 2007.

DE MEDEIROS CARVALHO, Poliana Moreira et al. The psychiatric impact of the novel coronavirus outbreak. Psychiatry research, v. 286, p. 112902, 2020.

DIAS, Maria Sara De Lima et al. Extensão universitária em tempos de covid-19: um relato de experiência no projeto (tutor): Relato de Experiência. Revista Extensão & Sociedade, v. 12, n. 1, 2020.

DIETRICH, Hans; PATZINA, Alexander; LERCHE, Adrian. Social inequality in the homeschooling efforts of German high school students during a school closing period. European Societies, v. 23, n. sup1, p. S348-S369, 2021.

DONG, Mengyuan; ZHENG, Jin. Headline stress disorder caused by Netnews during the outbreak of COVID‐19. Health expectations: an international journal of public participation in health care and health policy, v. 23, n. 2, p. 259, 2020.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. 2016.

ENUMO, Sônia Regina Fiorim et al. Enfrentando o estresse em tempos de pandemia: proposição de uma cartilha. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, p. e200065, 2020.

FARO, André et al. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de psicologia (Campinas), v. 37, 2020.

FIORILLO, Andrea; GORWOOD, Philip. The consequences of the COVID-19 pandemic on mental health and implications for clinical practice. European psychiatry, v. 63, n. 1, p. e32, 2020.

GALEA, Sandro; MERCHANT, Raina M.; LURIE, Nicole. The mental health consequences of COVID-19 and physical distancing: the need for prevention and early intervention. JAMA internal medicine, v. 180, n. 6, p. 817-818, 2020.

HO, Cyrus SH et al. Mental health strategies to combat the psychological impact of COVID-19 beyond paranoia and panic. Ann Acad Med Singapore, v. 49, n. 1, p. 1-3, 2020.

HORA, W. et al. Impactos causados pelo ENEM. Revista Scientia Plena Jovem. 2017.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Pesquisa de Indicadores Sociais. 2019.

JEMINI-GASHI, Liridona; KADRIU, Erëblir. Exploring the career decision-making process during the COVID-19 pandemic: Opportunities and challenges for young people. Sage Open, v. 12, n. 1, p. 21582440221078856, 2022.

KAVOOR, Anjana Rao. COVID-19 in people with mental illness: challenges and vulnerabilities. Asian Journal of Psychiatry, v. 51, p. 102051, 2020.

KOMARRAJU, Meera; SWANSON, Jane; NADLER, Dustin. Increased career self-efficacy predicts college students’ motivation, and course and major satisfaction. Journal of Career Assessment, v. 22, n. 3, p. 420-432, 2014.

KUMAR, Anant; NAYAR, K. Rajasekharan. COVID 19 and its mental health consequences. Journal of Mental Health, v. 30, n. 1, p. 1-2, 2021.

LUCCA, Sergio Roberto de. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. 2020.

MAGALHÃES, Mauro de Oliveira. Propriedades psicométricas da versão brasileira da escala de comprometimento com a carreira. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 33, p. 303-317, 2013.

MAHMUD, M. I. et al. Hubungan antara ketidakfungsian pemikiran kerjaya, efikasi kendiri kerjaya dan ketidakupayaan membuat keputusan kerjaya dalam kalangan graduan ijazah pertama. Jurnal Psikologi dan Kaunseling, v. 9, p. 19-38, 2018.

MAHMUD, M. Kesan program kerjaya psiko-pendidikan cognitive information processing terhadap pemikiran kerjaya dan efikasi kendiri kerjaya pelajar di sebuah universiti awam. Fakulti Pengajian Pendidikan, Universiti Putra Malaysia, Serdang Selangor. 2017.

MAHMUD, Mohd Izwan et al. The career readiness construct between dysfunctional career thinking and career self-efficacy among undergraduate students. strategies, v. 7, n. 1, p. 74-81, 2019.

MANSOR, Maznizam; RASHID, Abdullah Mat. Career indecision: a cross-sectional survey among students of national youth skills training institutes. Middle-East Journal of Scientific Research, v. 17, n. 8, p. 1073-1079, 2013.

MARES, Gabriel; COJOCARIU, Venera-Mihaela; CÎRTIŢĂ-BUZOIANU, Cristina. Making Career Decisions in the Context of the COVID-19 Pandemic. An Analysis of Disadvantaged Student Groups. Postmodern Openings, v. 12, n. 1, p. 328-346, 2021.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. Coronavírus: o que você precisa saber e como prevenir o contágio. 2021

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Coronavírus disease (covid-19) Pandemic. 2020.

ORNELL, Felipe et al. “Pandemic fear” and COVID-19: mental health burden and strategies. Brazilian journal of psychiatry, v. 42, p. 232-235, 2020.

ROTHER, Edna Terezinha. Revisión sistemática X Revisión narrativa. Acta paulista de enfermagem, v. 20, p. v-vi, 2007.

RUIZ ESTRADA, Mario Arturo; KOUTRONAS, Evangelos. The Application of the 2019-nCoV Global Economic Impact Simulator (the 2019-nCoV-GEI-Simulator) in China. Available at SSRN 3542817, 2020.

SALES, Shirlei Rezende; EVANGELISTA, Gislene Rangel. Amor, coragem! dilemas e possibilidades na relação com estudantes em tempos de pandemia. Retratos da Escola, v. 14, n. 30, p. 858-875, 2020.

SANTOS, Cátia Fernandes. Reflections about the impact of the SARS-COV-2/COVID-19 pandemic on mental health. Brazilian journal of psychiatry, v. 42, p. 329-329, 2020.

SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicologia em estudo, v. 10, p. 57-66, 2005.

SAVICKAS, Mark L.; PORFELI, Erik J. Career Adapt-Abilities Scale: Construction, reliability, and measurement equivalence across 13 countries. Journal of vocational behavior, v. 80, n. 3, p. 661-673, 2012.

SCHEIN, Edgar H. et al. Career anchors and job/role planning: The links between career pathing and career development. 1990.

SCHMIDT, Beatriz et al. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (campinas), v. 37, 2020.

SERAFIM, Joquebede Alice dos Santos. Perspectiva dos alunos do ensino médio com relação à escolha de um curso de graduação. 2022.

SHIGEMURA, Jun et al. Public responses to the novel 2019 coronavirus (2019‐nCoV) in Japan: Mental health consequences and target populations. Psychiatry and clinical neurosciences, v. 74, n. 4, p. 281, 2020.

SIDIROPOULOU-DIMAKAKOU, Despina et al. Career Decision-Making Difficulties, Dysfunctional Thinking and Generalized Self-Efficacy of University Students in Greece. World Journal of Education, v. 2, n. 1, p. 117-130, 2012.

SOARES, Adriana Benevides; MARTINS, Janaína Siqueira Rodrigues. Ansiedade dos estudantes diante da expectativa do exame vestibular. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 20, p. 57-62, 2010.

SOARES, D. A escolha Profissional. Grupo Editorial Summus. 2020

SOMAVILLA, Anny Beatriz et al. A ansiedade e o estresse dos estudantes com a expectativa do exame vestibular. Revista interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão, v. 9, n. 1, p. 280-288, 2021.

TORALES, Julio et al. The outbreak of COVID-19 coronavirus and its impact on global mental health. International journal of social psychiatry, v. 66, n. 4, p. 317-320, 2020.

ZHOU, Xiaoyun et al. The role of telehealth in reducing the mental health burden from COVID-19. Telemedicine and e-Health, v. 26, n. 4, p. 377-379, 2020.

Downloads

Publicado

22-08-2023

Como Citar

Y CASTRO, Rafaela Porto; E SOUZA, Ana Leticia Lunardi; GARCEZ, Lívia. OS IMPACTOS DA COVID-19 NA ESCOLHA DE CARREIRA: UMA ANÁLISE INTERNACIONAL DOS RESULTADOS E POSSÍVEIS POLÍTICAS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL NO MUNDO PÓS-PANDÊMICO. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1040–1059, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i3.2023-001. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10445. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos