PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E O EFEITO DE UM TREINAMENTO DE INCLUSÃO DIGITAL NA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS: UM ESTUDO PILOTO COM O USO DO SMARTPHONE
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-023Palavras-chave:
Evelhecimento, Promoção da Saúde, Tecnologia da InformaçãoResumo
Este estudo teve como objetivo analisar efeitos de um treinamento em tecnologia digital na qualidade de vida de pessoas idosas, considerando seu perfil sociodemográfico. Trata-se de um estudo quase-experimental. A amostra foi composta por 12 idosos, de ambos os sexos. O estudo ocorreu nas instalações de uma instituição de ensino superior e teve duração de oito semanas, totalizando 32 horas. Adotou-se as versões abreviada (WHOQOL-Bref) e a específica para a população idosa (WHOQOL-Old) do instrumento World Health Organization Quality of Life Assessment, assim como um questionário de avaliação do treinamento, após dozes meses de intervenção. Ao comparar os momentos pré e pós-intervenção foram observadas diferenças significativas para os domínios físico (p= 0,0889) e psicológico (p= 0,0273) e nos domínios autonomia (p= 0,0313) e qualidade de vida geral do WHOQOL-Old (p= 0,0151). Em relação ao sexo foram observadas diferenças significativas para os domínios psicológico (p= 0,0035), morte e morrer (p= 0,0954) e qualidade de vida geral do WHOQOL-Old (p= 0,0834). Os idosos com menos escolaridade apresentaram melhores níveis para o domínio psicológico (p= 0,0417), já os idosos com maior escolaridade apresentaram melhores níveis de qualidade de vida para os domínios funcionamento do sensório (p = 0,0502) e morte e morrer (p= 0,0708). O nível de renda apresentou diferença significativa para os domínios qualidade de vida geral do WHOQOL-Bref (p= 0,0952), funcionamento do sensório (p= 0,0545) e participação social (p= 0,0535). Os idosos mais velhos apresentam maior nível de satisfação para o domínio intimidade (p= 0,0811). Conclui-se que o treinamento com o uso de smartphone foi efetivo e benéfico ao aumentar os escores de qualidade de vida, com ênfase para a melhora da autonomia e do domínio psicológico.
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