POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PERANTE A INDÚSTRIA 4.0: DESAFIOS E CONTRADIÇÕES

Autores

  • Fernando Silveira Melo Plentz Miranda Universidade de Sorocaba (UNISO)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-028

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Políticas Educacionais, Educação Profissional e Tecnológica, Indústria 4.0

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as políticas de educação profissional e tecnológica no Brasil, especialmente o processo de criação de políticas públicas, seus debates e embates, demonstrando os desafios e as contradições da educação profissional e tecnológica diante da Indústria 4.0, seus desafios e contradições. Amplia o debate sobre os efeitos deletérios da tecnologia no mundo do trabalho e na formação dos educandos, como igualmente apresenta o potencial deste ramo educacional, seja no crescimento de oferta ou no efetivo desenvolvimento intelectual e técnico dos educandos. A metodologia foi baseada em estudos bibliográficos e documentais, bem como em periódicos selecionados. Os resultados indicam o crescimento da demanda por parte da Indústria 4.0 de profissionais formados aptos ao trabalho segundo as características deste modo de produção, impondo um enorme desafio às instituições escolares de educação profissional e tecnológica, ao país e a toda a sociedade brasileira.   

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Publicado

22-08-2023

Como Citar

MIRANDA, Fernando Silveira Melo Plentz. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PERANTE A INDÚSTRIA 4.0: DESAFIOS E CONTRADIÇÕES. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 988–1004, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-028. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10474. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos