PARA ALÉM DO DIPLOMA: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Ginaldo Cardoso de Araújo Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Vicência Paula da Conceição Gomes Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Marcos Alves Batista Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-024

Palavras-chave:

Formação Inicial e Continuada, Saberes Docentes, Desenvolvimento Profissional

Resumo

Este artigo se apoia nos estudos sobre formação docente com o objetivo de analisar os desafios que atravessam, na contemporaneidade, os processos de formação inicial e continuada de professores. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico derivado de duas pesquisas em andamento, vinculadas ao Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia. O texto defende o argumento de que é importante e necessário repensar a formação inicial e continuada de professores a partir da ressignificação das relações entre a universidade e a escola de educação básica. Aponta, por fim, que a formação docente não pode contribuir, apenas, para a certificação do conhecimento com a expedição de diplomas, mas potencializar e articular, por meio de um processo dialógico, coletivo e colaborativo, os saberes dos professores e o seu desenvolvimento profissional, possibilitando-lhes o ingresso, a permanência e o exercício da docência em consonância com as demandas do mundo contemporâneo.

Referências

AMBROSETTI, Neusa Banhara; ALMEIDA, Patrícia Albieri de. Profissionalidade do-cente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola. Re-vista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 90, n. 226, p. 592-608, set./dez. 2009.

BARRETTO. Elba S. de Sá. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação. v. 20 n. 62, p. 679 -701, jul.-set. 2015.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 4/97, de 11 de março de 1997. Proposta de resolução referente ao programa especial de formação de Professores para o 1º e 2º graus de ensino - Esquema I. Brasília, DF, 1997.

BRASIL. Ministério de Educação. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BOLLMANN, Maria da Graça Nóbrega; AGUIAR, Letícia Carneiro. LDB: projetos em disputa Da tramitação à aprovação em 1996. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 407-428, jul./dez. 2016.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Entre a lógica da formação e a lógica das práticas: a mediação dos saberes pedagógicos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.1, p. 109-126, jan./abr. 2008.

GATTI, Bernardete Angelina. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, dez./ jan./ fev., 2013-2014.

IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, T. T. (org.) 8. ed. O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 2011. p.35-86.

LEITE, J. de C.; INADA, P.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. de O. Primeiras experiências da vivência na prática profissional: concepções e reflexões de licenciandos em ciências biológicas. Educere - Revista da Educação, v. 19, n. 2, p. 455-476, jul./dez. 2019.

MARTINS, A. M. Autonomia da Escola: a (ex)tensão do tema nas políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2002.

MORGADO, José Carlos. Identidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidades. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 793-812, out./dez. 2011.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out/dez, 2017.

PONTE, João. Paulo. da. Da formação ao desenvolvimento profissional. Actas do ProfMat98, Lisboa, 1998. p. 27-44.

ROLDÃO, Maria do Céu. Profissionalidade docente em análise: especificidades dos ensinos superior e não superior. Nuances: Estudos Sobre Educação, ano XI, v. 12, n. 13, p. 105-126, jan./dez. 2005.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto C. Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

VEIGA-NETO, Alfredo. Anotações sobre as relações entre teoria e prática. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 20, n. 1, p. 113-140, março/junho 2015.

ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010.

Downloads

Publicado

22-08-2023

Como Citar

DE ARAÚJO, Ginaldo Cardoso; GOMES, Vicência Paula da Conceição; BATISTA, Marcos Alves. PARA ALÉM DO DIPLOMA: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 903–920, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-024. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10475. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos