PARA ALÉM DO DIPLOMA: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-024Palavras-chave:
Formação Inicial e Continuada, Saberes Docentes, Desenvolvimento ProfissionalResumo
Este artigo se apoia nos estudos sobre formação docente com o objetivo de analisar os desafios que atravessam, na contemporaneidade, os processos de formação inicial e continuada de professores. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico derivado de duas pesquisas em andamento, vinculadas ao Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia. O texto defende o argumento de que é importante e necessário repensar a formação inicial e continuada de professores a partir da ressignificação das relações entre a universidade e a escola de educação básica. Aponta, por fim, que a formação docente não pode contribuir, apenas, para a certificação do conhecimento com a expedição de diplomas, mas potencializar e articular, por meio de um processo dialógico, coletivo e colaborativo, os saberes dos professores e o seu desenvolvimento profissional, possibilitando-lhes o ingresso, a permanência e o exercício da docência em consonância com as demandas do mundo contemporâneo.
Referências
AMBROSETTI, Neusa Banhara; ALMEIDA, Patrícia Albieri de. Profissionalidade do-cente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola. Re-vista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 90, n. 226, p. 592-608, set./dez. 2009.
BARRETTO. Elba S. de Sá. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação. v. 20 n. 62, p. 679 -701, jul.-set. 2015.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 4/97, de 11 de março de 1997. Proposta de resolução referente ao programa especial de formação de Professores para o 1º e 2º graus de ensino - Esquema I. Brasília, DF, 1997.
BRASIL. Ministério de Educação. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BOLLMANN, Maria da Graça Nóbrega; AGUIAR, Letícia Carneiro. LDB: projetos em disputa Da tramitação à aprovação em 1996. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 407-428, jul./dez. 2016.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Entre a lógica da formação e a lógica das práticas: a mediação dos saberes pedagógicos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.1, p. 109-126, jan./abr. 2008.
GATTI, Bernardete Angelina. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, dez./ jan./ fev., 2013-2014.
IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.
LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, T. T. (org.) 8. ed. O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 2011. p.35-86.
LEITE, J. de C.; INADA, P.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. de O. Primeiras experiências da vivência na prática profissional: concepções e reflexões de licenciandos em ciências biológicas. Educere - Revista da Educação, v. 19, n. 2, p. 455-476, jul./dez. 2019.
MARTINS, A. M. Autonomia da Escola: a (ex)tensão do tema nas políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2002.
MORGADO, José Carlos. Identidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidades. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 793-812, out./dez. 2011.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out/dez, 2017.
PONTE, João. Paulo. da. Da formação ao desenvolvimento profissional. Actas do ProfMat98, Lisboa, 1998. p. 27-44.
ROLDÃO, Maria do Céu. Profissionalidade docente em análise: especificidades dos ensinos superior e não superior. Nuances: Estudos Sobre Educação, ano XI, v. 12, n. 13, p. 105-126, jan./dez. 2005.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto C. Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VEIGA-NETO, Alfredo. Anotações sobre as relações entre teoria e prática. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 20, n. 1, p. 113-140, março/junho 2015.
ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educere - Revista da Educação da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.