O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS MEDIADO POR ATIVIDADES REMOTAS: O QUE FOI PUBLICADO SOBRE ESSE TEMA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-011

Palavras-chave:

Revisão Sistemática, Ensino Fundamental, Trabalho Docente

Resumo

O presente artigo buscou verificar o que foi publicado sobre o ensino de Ciências, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, por meio das mídias digitais, durante o período da pandemia COVID-19. Para tanto, utilizamos a revisão sistemática como método de investigação científica, utilizando o Google Acadêmico como buscador de referências bibliográficas. Por meio da revisão sistemática chegamos a 10 textos, que compuseram o corpus da pesquisa. A partir da definição do corpus, os textos foram analisados quanto aos seus aspectos estruturais e conteúdo. Para complementar a análise inicial de conteúdo, utilizamos os registros fornecidos pelo software IRaMuTeQ objetivando subsidiar os resultados da pesquisa. Como resultado das análises, verificamos a ascensão e relevância do tema, bem como, quanto ao conteúdo dos trabalhos, a preocupação em relatar os desafios que o trabalho docente enfrentou ao ter de ser abruptamente adaptado para o meio virtual.

Referências

ALVES, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em Educação. Cadernos de Pesquisa, n. 77, p. 53-62, 1991.

BRASIL. Portaria n. 343 de 17 de março de 2020. Brasília: DF, MEC/SEF, 2020.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 5 de agosto de 2021. Brasília: DF, MEC/CNE/CP, 2021.

CIOTTI, M. et al. The COVID-19 pandemic. Critical Reviews in Clinical Laboratory Sciences, v. 57, n. 6, p. 365-388, 2020.

CORDEIRO, A. M. et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 34, p. 428-431, 2007.

DANIEL, J. Education and the COVID-19 pandemic. Prospects, v. 49, n. 1, p. 91-96, 2020.

DONATO, H.; DONATO, M. Etapas na condução de uma revisão sistemática. Acta Médica Portuguesa, v. 32, n. 3, p. 227-235, 2019.

ERCOLE, F. F. et al. Revisão integrativa versus revisão sistemática. Revista Mineira de Enfermagem, v. 18, n. 1, p. 9-12, 2014.

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019.

GODOY, A. S. A pesquisa qualitativa e sua utilização em administração de empresas. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 4, p. 65-71, 1995.

HADDAWAY, N. R. et al. The role of Google Scholar in evidence reviews and its applicability to grey literature searching. PloS one, v. 10, n. 9, p. e0138237, 2015.

KAUARK, F. S.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

MANCINI, M. C.; SAMPAIO, R. F. Quando o objeto de estudo é a literatura: estudos de revisão [Editorial]. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 10, 2006.

MENDES, L. O. R.; PROENÇA, M. C.; PEREIRA, A. L. O software IRaMuTeQ na pesquisa qualitativa: uma revisão no campo da Educação Matemática. Revista Paradigma, v. 43, n. Edición temática 2, p. 228-258, 2022.

MOHER, D. et al. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic Reviews, v. 4, p. 2-9, 2015.

MOHER, D. et al. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Annals of Internal Medicine, v. 151, n. 4, p. 264-269, 2009.

MORA, G. G.; SILVA, N. O. T. As novas gerações e a literacia midiática: possibilidades de educar para a cidadania. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 6, p. 7053-7071, 2019.

POKHREL, S.; CHHETRI, R. A literature review on impact of COVID-19 pandemic on teaching and learning. Higher Education for the Future, v. 8, n. 1, p. 133-141, 2021.

ROWE, D. E. O.; BASTOS, A. V. B. Vínculos com a carreira e produção acadêmica: comparando docentes de IES públicas e privadas. Revista de Administração Contemporânea, v. 14, p. 1011-1030, 2010.

SANTOS, A. O. Ferramentas digitais no ensino de ciências da natureza. Revista Ciência em Evidência, v. 2, n. 2, p. 65-74, 2022.

SILVA, L. B. G. et al. Monitoria acadêmica remota: percepção de aprendizagem em anatomia humana durante a pandemia do COVID-19. Revista da Educação da UNIPAR, v. 22, n. 1, p. 200-214, 2022.

SOUZA, L. F. S. et al. A produção do conhecimento em teatro de temática científica na ibero-américa: um recorte entre 2009 e 2020. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 6, n. especial, p. 9-30, 2023.

SOUZA, M. A. R. et al. O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 52, e03353, 2018.

STRACKE, C. M. et al. Responding to the initial challenge of the COVID-19 pandemic: analysis of international responses and impact in school and higher education. Sustainability, v. 14, n. 3, p. 1876, 2022.

VIECHENESKI, J. P.; LORENZETTI, L.; CARLETTO, M. R. Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Atos de Pesquisa em Educação, v. 7, n. 3, p. 853-876, 2012.

VIECHENESKI, J. Pinto; CARLETTO, M. Por que e para quê ensinar ciências para crianças. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 213-227, 2013.

VIEGAS, R. R.; BORALI, N. Análise de conteúdo e o uso do Iramuteq. Revista Latinoamericana de Metodología de la Investigación Social, v. 12, n. 23, p. 21-37, 2022.

Downloads

Publicado

24-07-2023

Como Citar

BENEDITO, Adriane da Silva; ROMERO, Adriano Lopes. O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS MEDIADO POR ATIVIDADES REMOTAS: O QUE FOI PUBLICADO SOBRE ESSE TEMA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 690–713, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-011. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10525. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos