UM OLHAR PARA O PROGRAMA AGRINHO COMO POTENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA CRÍTICA

Autores

  • Aline Loise Martins Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Lilian Akemi Kato Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-030

Palavras-chave:

Programa Agrinho, Modelagem Matemática, Perspectiva Crítica, Análise Textual Discursiva

Resumo

As experiências pedagógicas desenvolvidas por professores, da Educação Básica no Paraná, por meio do Programa Agrinho mostram-se como potenciais favorecedoras de uma educação crítica que extrapola o ensino e a aprendizagem conceitual, promovendo práticas que dialogam com o contexto de vida e formação dos envolvidos. Nesse viés focamos no material disponível por esse Programa, sob as lentes teóricas da Modelagem no contexto da Educação Matemática, segundo uma perspectiva crítica. Com o objetivo olharmos para o potencial do material com vistas ao desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática sob o viés crítico, buscamos na literatura algumas características de atividades, já desenvolvidas, que foram norteadas pela Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica, especificamente na Educação Básica, relatadas em trabalhos acadêmicos. De posse desse material, a postura de investigação seguiu a abordagem qualitativa, em que adotamos a Análise Textual Discursiva para análise de 06 produções que constituíram o corpus da pesquisa. Fragmentamos os dados prezando pela etapa de unitarização e desse processo emergiram 09 unidades de análise que oportunizaram o delineamento de duas Categorias Finais: CF-1: A importância da escolha do tema no planejamento intencional e contextualizado da atividade de Modelagem Matemática como forma de mediação para ação crítica por meio de discussões reflexivas a partir de conceitos matemáticos; CF-2: O apoio e o papel orientativo do professor na condução da atividade de Modelagem Matemática promovendo o diálogo investigativo e o desenvolvimento gradativo de habilidades argumentativas com vistas à conscientização crítica de estudantes. Sob as lentes da primeira categoria, que destacamos nesse texto, investigamos os materiais do Programa Agrinho, evidenciando possibilidades para o uso em atividades de Modelagem Matemática com ênfase na promoção de discussões críticas que resultem em reflexões para tomada de decisões.

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Publicado

22-08-2023

Como Citar

Martins, A. L., & Kato, L. A. (2023). UM OLHAR PARA O PROGRAMA AGRINHO COMO POTENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA CRÍTICA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(2), 1018–1039. https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-030

Edição

Seção

Artigos