CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO E VOZ DOS PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO PARANÁ-BRASIL

Autores

  • Denise Maria Vaz Romano França Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Adriana Bender Moreira de Lacerda Universidade de Montréal

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-004

Palavras-chave:

condições ambientais, professores, qualidade de voz;, ruído ambiental

Resumo

Algumas condições do ambiente de trabalho, entre elas, o ruído, tem o potencial de afetar a saúde dos professores e podem comprometer a saúde vocal dos docentes, bem com sua qualidade de vida. O estudo proposto teve como objetivo avaliar a percepção dos docentes de Instituições de Nível Superior no Estado do Paraná sobre as condições ambientais de trabalho com ênfase no ruído. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Tuiuti do Paraná parecer nº: 3.403.329. Foi utilizado o protocolo sobre condições ambientais, bem como, foi medido o nível equivalente de ruído de fundo das salas de aula, de acordo com as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, Norma Regulamentadora 10. 151 e 10.152. Como resultados principais pode-se dizer que a maioria dos docentes percebe que, as condições de ruído em sala de aula, podem interferir na aprendizagem dos alunos e promover esforço vocal por parte dos professores. O ruído de fundo obtido nas medições realizadas nas salas de aula, mostraram níveis acima dos estabelecidos como sendo de conforto acústico para salas de aula. Considerando os resultados obtidos enfatiza-se a importância da implantação de políticas e programas voltados à conscientização e a prevenção de problemas de saúde do professor em todos os níveis educacionais.

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Publicado

06-09-2023

Como Citar

FRANÇA, Denise Maria Vaz Romano; DE LACERDA, Adriana Bender Moreira. CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO E VOZ DOS PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO PARANÁ-BRASIL. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1088–1096, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i3.2023-004. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10566. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos