ECO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ARAGUAIA

Autores

  • Vanderley José de Oliveira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-016

Palavras-chave:

Eco, Complexidade, Formação, Vale do Araguaia

Resumo

O presente recorte propõe refletir sobre o pensamento complexo e transdisciplinar no universo formativo dos professores inseridos na Amazônia Legal, contexto do Vale do Araguaia tocantinense. De forma, também, a inserir a linguagem nessas reflexões, visto que ela é ponte para qualquer diálogo, seja filosófico, literário ou educacional. E mais, a trilha reflexiva trabalha numa perspectiva que a dimensão humana dos envolvidos no Ensino Fundamental, anos iniciais (1ª ao 5ª ano), seja fator fundante na relação com o saber formativo, principalmente como ato cognitivo, relacionado ao letramento das crianças deste contexto amazônico. O percurso metodológico da investigação figura-se como pesquisa documental, com ênfase em Morin (1977), Nicolescu (1999) e Pinho (2007), dentre outros. Neste contexto, visto por muitos como pós-moderno, tais fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da complexidade, transdisciplinaridade e linguagem mostram-se como eixos teóricos norteadores de uma possível formação continuada em serviço de professores que vivem na geografia transitória amazônida, que vivencia no contexto econômico certo desenvolvimento, porém, ironicamente, na educação, ainda se teve o olhar, tão pouco, o investimento devido.

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Publicado

26-09-2023

Como Citar

de Oliveira, V. J., & de Pinho, M. J. (2023). ECO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ARAGUAIA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(3), 1287–1299. https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-016

Edição

Seção

Artigos