TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS A PARTIR DA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NOS ANAIS DO ENPEC

Autores

  • Juliana Viana Rodrigues Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Welton Yudi Oda Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-012

Palavras-chave:

Espaços não Formais, Formação Inicial, Formação Continuada

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar características da pesquisa sobre formação de professores em espaços não formais, publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) entre os anos de 2009 e 2019. A investigação foi desenvolvida da seguinte forma: Seleção dos artigos dos anais do ENPEC que abordavam o tema: formação de professores e espaços não formais, após isso foi feita a caracterização quanto: a aspectos metodológicos, temática e resultados. Ao todo foram identificados 15 artigos, foi verificado que a frequência de publicação teve um ligeiro aumento desde 2009, dividido entre duas categorias de formação de professores. A formação inicial teve o número de publicações inferior ao de formação continuada. Sobre os espaços não formais mais utilizados, os museus se destacaram, resultado que corrobora com outros estudos já realizados sobre o tema. Com base na análise dos resultados apresentados, este trabalho traz algumas contribuições para as pesquisas em Formação de professores em espaços não formais.

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Publicado

22-09-2023

Como Citar

RODRIGUES, Juliana Viana; ODA, Welton Yudi. TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS A PARTIR DA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NOS ANAIS DO ENPEC. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1213–1226, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i3.2023-012. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10607. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos