PERCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS SOBRE PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE METEOROLOGIA DINÂMICA

Autores

  • Laura Carolina Trindade Santos Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Emilenne Monteiro Furtado Serra Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Elida Ariele Pereira Magalhães Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Luis Carlos Martins Monteiro Junior Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Gabriela Cristina Trindade Santos Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Ludmila Monteiro da Silva Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
  • Paulo Afonso Fischer Kuhn Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Danielle Christine Stenner Nassarden Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Rafael da Silva Palácios Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-022

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Ensino de Ciências, Meteorologia Dinâmica

Resumo

O número de discentes que se evadem do ensino superior devido às dificuldades com disciplinas do ciclo básico é notório em cursos de ciências exatas, geociências e ciências atmosféricas. Para o curso de Bacharel em Meteorologia, muitas vezes a falta de uma base sólida de Física e Matemática dificulta o entendimento de livros texto clássicos de disciplinas específicas, desmotivando o discente e levando-o ao abandono do curso. Nesse sentido, esse estudo foi elaborado para analisar a percepção dos discentes e egressos de um curso de Meteorologia, sob o ponto de vista das principais dificuldades no processo de aprendizagem, especificamente sobre uma disciplina do bloco profissional, Meteorologia Dinâmica. Foi realizada uma entrevista por questionário com questões objetivas e dissertativas. Ao avaliar a percepção de um total de 50 entrevistados, foi possível observar, que para essa disciplina, as dificuldades foram associadas a “forma de ministrar a disciplina” e não a base física e matemática. Esse resultado foi inesperado para o contexto do estudo, no entanto, indica que há pontos importantes a serem debatidos sobre a forma de oferta da disciplina, visando melhorar as práticas de ensino. Uma ampla discussão deve ser conduzida para melhorar a formação dos futuros profissionais meteorologistas.

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Publicado

20-10-2023

Como Citar

SANTOS, Laura Carolina Trindade; SERRA, Emilenne Monteiro Furtado; MAGALHÃES , Elida Ariele Pereira; MONTEIRO JUNIOR , Luis Carlos Martins; SANTOS, Gabriela Cristina Trindade; DA SILVA , Ludmila Monteiro; KUHN , Paulo Afonso Fischer; NASSARDEN , Danielle Christine Stenner; PALÁCIOS, Rafael da Silva. PERCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS SOBRE PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE METEOROLOGIA DINÂMICA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1399–1418, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i3.2023-022. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10703. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos