A LINGUAGEM EMPÍRICA E CIENTÍFICA NO ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS

Autores

  • Marcos Antônio Ferreira Instituto Federal Goiano
  • Celso Martins Belisário Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-024

Palavras-chave:

Linguagem Empírica, Linguagem Científica, Ensino Mediado por Tecnologias, Compreensão, Conceitos Científicos

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação sobre o uso da linguagem empírica e científica no ensino mediado por tecnologias. O objetivo deste estudo foi analisar como a linguagem empregada nas atividades educacionais online afeta a compreensão dos estudantes e sua capacidade de aprender conceitos científicos. Inicialmente, são discutidos os conceitos de linguagem empírica e científica, destacando suas diferenças e importância no contexto educacional. Em seguida, são abordadas as vantagens e desafios do ensino mediado por tecnologias, considerando sua influência na forma como a linguagem é utilizada e transmitida aos estudantes. Com base nos resultados, são sugeridas estratégias para melhorar a linguagem empregada no ensino mediado por tecnologias, como o uso de linguagem mais acessível, explicações claras e exemplos concretos. Além disso, ressalta-se a importância de capacitar os professores para utilizar adequadamente a linguagem científica em ambientes virtuais de aprendizagem.

Referências

ALMEIDA, F. A. S.; SILVA, A. M.; GUIMARÃES, A. T. R. O modelo quadripolar aplicado à educação mediada por tecnologia da informação e comunicação: um estudo empírico. Prisma.com, v. 16, 1-21, 2011.

ARRUDA, E. P. Educação, educação a distância e tecnologias digitais: perspectivas para a educação pós-Covid-19. Pensar a Educação em Revista EaD no Brasil: atualidade e perspectivas, v. 6, n. 1, 1-13, 2020.

AZEVEDO, R. O. Ensino de ciências e formação de professores: diagnóstico, análise e proposta. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Amazônia – UEA (Dissertação de Mestrado), 2008, 163 p.

BORGES, A. de S. Principais temáticas de pesquisas sobre a formação de professores de música desde a lei 11.769/2008. Cadernos da FUCAMP, v. 21, n. 1, 1-14, 2021.

COUTINHO, C. P.; LISBÔA, E. S. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, v. 18, n. 1, 5-22, 2011.

DINIZ, N. de P.; ASSIS, A. Uso de textos de divulgação científica na formação de professores: uma revisão (1997-2019). EDUCERE - Revista da Educação, v. 21, n. 2, 299-334, 2021.

LIBÂNEO, J. C. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar em Revista, n. 24, 113-147, 2004.

MARTINS, I. Analisando livros didáticos na perspectiva dos Estudos do Discurso: compartilhando reflexões e sugerindo uma agenda para a pesquisa. Pro-posições, v. 17, n. 1, 117-136, 2016

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

OLIVEIRA, A. K. C. Formação de professores para o uso das tecnologias: o caso dos professores de inglês do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino de Aracaju. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, 2007. 118p.

PEIXOTO, J. Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação. Revista de Educação Pública, v. 25, n. 56, 367-379, 2016.

SEIXAS, R. H. M.; CALABRÓ, L.; SOUSA, D. O. A formação de professores e os desafios de ensinar Ciências. Revista Thema, v. 14, n. 2, 313-328, 2017.

SILVA, R. F.; CORREA, E. S. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação e Linguagem, v. 1, n. 1, 23-35, 2014.

TEZANI, T. C. R. “Nativos digitais: considerações sobre os alunos contemporâneos e a possibilidade de se (re) pensar a prática pedagógica”. Revista Brasileira de Psicologia e Educação, v. 2, n. 1, 1-12, 2017.

Downloads

Publicado

20-10-2023

Como Citar

FERREIRA, Marcos Antônio; BELISÁRIO, Celso Martins. A LINGUAGEM EMPÍRICA E CIENTÍFICA NO ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1441–1452, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i3.2023-024. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10740. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos