ANÁLISE DOS PCNS PARA A BNCC DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Ellen Caroline Lamounier Rodrigues do Amaral Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
  • Iel Marciano de Moraes Filho Universidade Paulista (UNIP)
  • Leila Mendes Araujo Secretaria Estadual de Educação (SEDUC)
  • Franc-lane Sousa Carvalho do Nascimento Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Osmar Pereira dos Santos Faculdade União de Goyazes Trindade
  • Lidia Mendes de Araujo Secretaria Estadual de Educação (SEDUC)
  • André Luiz Araújo Cunha Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-006

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Currículo, PCNs, BNCC, Banco Mundial e Educação

Resumo

A presente pesquisa busca analisar as diretrizes curriculares voltadas para a primeira fase do Ensino Fundamental, procurando identificar qual a visão de educação que orienta tal formulação e, ainda, quais as mudanças que ocorreram, a partir de uma análise comparativa entre os PCNs e a BNCC. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. A busca foi realizada em agosto de 2022, incluem-se teses e dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, artigos científicos disponíveis no Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico, tangendo o recorte temporal de 2015 a 2022. A análise foi guiada em  6 tópicos para melhor compreensão: 1) a influência dos organismos internacionais na educação brasileira, 2) políticas educacionais e suas repercussões na organização do currículo da educação básica, 3) orientações curriculares nos anos iniciais do ensino fundamental (um paralelo entre os PCN´s e a BNCC), 4) a formação de habilidades e competências e as avaliações em larga escala, 5) A formação de habilidades e competências e as avaliações em larga escala, 6) Semelhanças e as diferenças entre os PCNs e a BNCC. Em suma, a análise nos traz a prerrogativa de que tanto os esforços públicos nacionais quanto as políticas mundiais não são para melhorar o nível e o desenvolvimento educacional da população, mas sim para suprir os anseios capitalistas. Desta forma, mais uma vez fica evidente o ideário que “há escola de rico e escola de pobres”!

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Publicado

13-09-2023

Como Citar

DO AMARAL , Ellen Caroline Lamounier Rodrigues; DE MORAES FILHO, Iel Marciano; ARAUJO, Leila Mendes; DO NASCIMENTO, Franc-lane Sousa Carvalho; CARVALHO FILHA, Francidalma Soares Sousa; DOS SANTOS, Osmar Pereira; DE ARAUJO, Lidia Mendes; CUNHA, André Luiz Araújo. ANÁLISE DOS PCNS PARA A BNCC DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1111–1127, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i3.2023-006. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10747. Acesso em: 22 nov. 2024.

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