ANÁLISE DOS PCNS PARA A BNCC DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-006Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem, Currículo, PCNs, BNCC, Banco Mundial e EducaçãoResumo
A presente pesquisa busca analisar as diretrizes curriculares voltadas para a primeira fase do Ensino Fundamental, procurando identificar qual a visão de educação que orienta tal formulação e, ainda, quais as mudanças que ocorreram, a partir de uma análise comparativa entre os PCNs e a BNCC. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. A busca foi realizada em agosto de 2022, incluem-se teses e dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, artigos científicos disponíveis no Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico, tangendo o recorte temporal de 2015 a 2022. A análise foi guiada em 6 tópicos para melhor compreensão: 1) a influência dos organismos internacionais na educação brasileira, 2) políticas educacionais e suas repercussões na organização do currículo da educação básica, 3) orientações curriculares nos anos iniciais do ensino fundamental (um paralelo entre os PCN´s e a BNCC), 4) a formação de habilidades e competências e as avaliações em larga escala, 5) A formação de habilidades e competências e as avaliações em larga escala, 6) Semelhanças e as diferenças entre os PCNs e a BNCC. Em suma, a análise nos traz a prerrogativa de que tanto os esforços públicos nacionais quanto as políticas mundiais não são para melhorar o nível e o desenvolvimento educacional da população, mas sim para suprir os anseios capitalistas. Desta forma, mais uma vez fica evidente o ideário que “há escola de rico e escola de pobres”!
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