RECONTEXTUALIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO - SOFTWARES EDUCACIONAIS LIVRES - NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Clodoaldo Pires Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Ruth Cristina Soares Gomes Araújo Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Ana Cássia Gomes Garcia Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-023

Palavras-chave:

Recontextualização, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente, Comoditização

Resumo

As políticas educacionais brasileiras têm recontextualizado as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e reconfigurado a formação e o trabalho docente. Discutimos a tendência das TIC como recurso didático mediador no processo ensino e aprendizagem. Assumimos como base teórico-metodológica a Análise Crítica de Discurso (ACD) nos termos formulados por Norman Fairclough (2016), que reitera o conceito de recontextualização no sentido estrutural e de escala, destacando as mudanças sociais atuais. A análise concentra-se na TIC numa perspectiva dinamizadora, agregando valores aos profissionais da educação e auxiliando o processo ensino e aprendizagem através dos softwares livres. Assim, nossa atenção está direcionada aos sentidos atribuídos às tecnologias da informação e da comunicação no discurso da “comoditização” a partir de práticas discursivas presentes nos documentos. Com base em reflexões críticas e inferências linguísticas, buscamos dimensionar a concepção político-ideológico presente nos discursos que são articulados com o “imaginário tecno-ideológico” na promoção de formulações hegemônicas centradas especialmente na precarização do trabalho docente e a consequente desinstitucionalização da escola pública.

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Publicado

20-10-2023

Como Citar

Araújo, C. P., Araújo, R. C. S. G., & Garcia, A. C. G. (2023). RECONTEXTUALIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO - SOFTWARES EDUCACIONAIS LIVRES - NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(3), 1419–1440. https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-023

Edição

Seção

Artigos