MAPEAMENTO DAS NOTAS DO ENEM POR MUNICÍPIO DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Giovanna Scalfoni Sales Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Jefferson Oliveira Andrade Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Karin Satie Komati Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-028

Palavras-chave:

Mapa Coroplético, QGIS, Microdados do INEP

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) por município no estado do Espírito Santo (ES), de 2010 a 2022. Os microdados fornecidos pelo INEP foram processados e, em seguida, integrados ao software cartográfico QGIS, o que resultou na elaboração de mapas coropléticos para cada uma das 5 áreas de conhecimento avaliadas no ENEM e para a média de todas as áreas. A visualização cartográfica permite observar a evolução das pontuações ao longo do tempo, comparar as notas entre os municípios e avaliar quais áreas de conhecimento necessitam melhorias. Comparando-se o mapa de 2022 com relação ao de 2010, no geral, as notas do ES melhoraram em todas as áreas. Os resultados evidenciam que alguns municípios apresentam consistentemente desempenho inferior aos demais e a análise revela que a área de conhecimento de Ciências da Natureza a Suas Tecnologias apresenta o pior resultado quando comparado às outras áreas, em todo o estado. A pesquisa contribui para uma compreensão da realidade educacional no ES, podendo subsidiar o desenvolvimento de estratégias de gestão considerando as especificidades de cada região do estado.

Referências

ALBANO, W. M.; DELOU, C. M. C. Main Difficulties Identified in The Teaching-Learning of Chemistry for High School: Systematic Review. SciELO Preprints, 2023. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.5700. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5700. Acesso em: 16 aug. 2023.

ARAÚJO. A. L. Pandemia acentua deficit educacional e exige ações do poder públi-co. 2021. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/07/pandemia-acentua-deficit-educacional-e-exige-acoes-do-poder-publico>. Acesso em: 16 ago. 2023.

ATLASBR. Ranking. 2022. Disponível em: <http://www.atlasbrasil.org.br/ranking>. Acesso em: 16 ago. 2023.

EVOLUCIONAL. Confira a consolidação das notas por escola do Enem 2019 - re-sultados sem redação. 2020. Disponível em: <https://enem2019.evolucional.com.br/>. Acesso em: 16 ago. 2023.

G1. Censo do IBGE: Confira a população atualizada dos 78 municípios do ES. 2023. Disponível em: <https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2023/06/28/censo-do-ibge-confira-a-populacao-atualizada-de-municipios-do-es.ghtml >. Acesso em: 16 ago. 2023.

G1. Escolas da rede pública atendem mais de 80% dos alunos do ensino fundamen-tal e médio, aponta IBGE. 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/07/15/escolas-da-rede-publica-atendem-mais-de-80percent-dos-alunos-do-ensino-fundamental-e-medio-aponta-ibge.ghtml>. Acesso em: 16 ago. 2023.

GOVERNO DO ESTADO DO ES. Descubra o Espírito Santo - História. 2023. Dis-ponível em: <https://descubraoespiritosanto.es.gov.br/historia>. Acesso em: 16 ago. 2023.

GRANDISOLI, E.; JACOBI, P. R.; MARCHINI, S. Educação e pandemia: desafios e perspectivas - Jornal da USP. 2020. Disponível em: <https://jornal.usp.br/artigos/educacao-e-pandemia-desafios-e-perspectivas/>. Acesso em: 16 ago. 2023.

GZH. Quase 30% de formandos de escola pública não se inscrevem no Enem. 2019. 2019. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2019/11/quase-30-de-formandos-de-escola-publica-nao-se-inscrevem-no-enem-ck2iwgoif01e201p98xf64qyk.html >. Acesso em: 16 ago. 2023.

IBGE. Atualização dos Mapas Municipais. 2023c. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/mapas-municipais/27437-atualizacao-dos-mapas-municipais.html?=&t=downloads>. Acesso em: 7 ago. 2023.

IBGE. Cidades e Estados. 2023b. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/es/.html >. Acesso em: 7 ago. 2023.

IBGE. Panorama Espírito Santo. 2023a. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/es/panorama>. Acesso em: 16 ago. 2023.

IBGE. Produto Interno Bruto dos Municípios. 2020. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/contas-nacionais/9088-produto-interno-bruto-dos-municipios.html?t=pib-por-municipio&c=3205309>. Acesso em: 16 ago. 2023.

IJSN. ES em Mapas. 2009. Disponível em: <http://mapas.ijsn.es.gov.br/>. Acesso em: 7 ago. 2023.

INEP. Enem. 2023. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enem>. Acesso em: 16 ago. 2023.

INEP. Histórico. 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/historico>.

INEP. Noventa e cinco por cento das escolas de ensino médio têm acesso à internet, mas apenas 44% têm laboratório de ciências. 2018. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/dados-do-censo-escolar--noventa-e-cinco-por-cento-das-escolas-de-ensino-medio-tem-acesso-a-internet-mas-apenas-44-tem-laboratorio-de-ciencias>. Acesso em: 19 ago. 2023.

KLEEMANN, Robson; MACHADO, Celiane Costa. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE: EXPLORANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 23, n. 1, p. 73-86, 2023.

LIMA, C. C. V. DE; BRIGHENTI, C. R. G. Desempenho de estudantes de Minas Ge-rais no Exame Nacional do Ensino Médio considerando variáveis socioeconômicas. Educação e Pesquisa, v. 49, p. e253303, 16 jun. 2023.

MEC. Conheça a história da educação brasileira. 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao-paginas-unicas/conheca-a-historia-da-educacao-brasileira>. Acesso em: 16 ago. 2023.

MORAES, A. G. E. DE; BELUZZO JÚNIOR, W. O diferencial de desempenho esco-lar entre escolas públicas e privadas no Brasil. Nova Economia, v. 24, n. 2, 29 set. 2014.

OLIVEIRA, I. A. DE; SANTOS, T. R. L. DOS. Educação e emancipação: Paulo Freire e a escola pública na América Latina. Revista Educação e Emancipação, v. 11, n. 3, p. 123-141, set. 2018.

QGIS. QGIS Server Guide/Manual. 2023. Disponível em: <https://docs.qgis.org/3.28/en/docs/server_manual/index.html>. Acesso em: 16 ago. 2023.

SILVA, Sueli Santos da. Milton Santos: concepções de geografia, espaço e território. 2009. 98 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2009.

SILVEIRA, F. L. DA; BARBOSA, M. C. B.; SILVA, R. DA. Exame Nacional do En-sino Médio (ENEM): Uma análise crítica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, p. 1101, mar. 2015.

SIMÕES, L. V.; SIMÕES, S. N.; KOMATI, K. S.; COSTA, W. T.; ANDRADE, J. O. Mineração de Dados Educacionais: Relação dos Indicadores Sócio-econômicos com o Desempenho Acadêmico do Enem 2018. In: Patrício Moreira de Araújo Filho; Rai-mundo Luna Neres; Ernane Rosa Martins; Raimundo José Barbosa Brandão. (Org.). Coletânea Educação 4.0: tecnologias educacionais - Vol. 04. 1ed. São Luís: Editora Pas-cal, 2020, v. 4, p. 102-121.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

SALES, Giovanna Scalfoni; ANDRADE, Jefferson Oliveira; KOMATI, Karin Satie. MAPEAMENTO DAS NOTAS DO ENEM POR MUNICÍPIO DO ESPÍRITO SANTO. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1495–1515, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i3.2023-028. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10760. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos