MÃES E PAIS UNIVERSITÁRIOS: ADAPTAÇÃO, DESAFIOS E PERMANÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Autores

  • Thaísa Angélica Déo da Silva Bereta Centro Universitário de Adamantina
  • Beatriz Martins Rodrigues Centro Universitário de Adamantina

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i1.2024-002

Palavras-chave:

Formação em Psicologia, Maternidade, Paternidade, Universitários

Resumo

Atualmente, a procura por cursos de graduação aumentou significativamente, por propiciar a aquisição de conhecimentos especializados, habilidades teóricas e técnicas, ampliando as possibilidades de acesso a oportunidades no mercado de trabalho. O presente estudo objetivou compreender a realidade de pais e mães universitários no contexto da graduação em Psicologia, bem como a importância de uma rede de apoio na melhoria da qualidade de vida desses estudantes. Participaram da pesquisa quatro mães e um pai universitários, de um curso de Psicologia, do oeste paulista. A abordagem quanti-qualitativa foi realizada por meio de: entrevista semiestruturada para compreensão da dinâmica familiar e de cuidados com o (os) filho(os), rede de apoio, envolvimento no processo de ensino-aprendizagem na graduação, experiências e desafios enfrentados em conciliarem diferentes funções; questionário de classificação econômica dos participantes (Critério de Classificação Econômica Brasil); e aplicação do teste psicológico HTP (House-Tree-Person), que permitiu uma análise mais aprofundada dos processos psicológicos, das características individuais e dos padrões de interação. A literatura aborda os desafios associados à conciliação das múltiplas funções exercidas por esses universitários, especialmente no que tange à maternidade e paternidade, e sua relação com o contexto acadêmico. Este estudo visa fomentar diálogos relacionados à formulação de iniciativas de apoio que viabilizem a permanência de pais e mães universitários no Ensino Superior, tanto em instituições públicas quanto privadas. A apresentação de sintomas depressivos, retraimento, ansiedade e insegurança, pelos participantes, justifica a importância de implementação de programas preventivos e intervenções no âmbito educacional, que podem garantir mais igualdade de oportunidades no que diz respeito ao acesso, adaptação, permanência e conclusão de uma graduação.

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Publicado

21-02-2024

Como Citar

BERETA, Thaísa Angélica Déo da Silva; RODRIGUES, Beatriz Martins. MÃES E PAIS UNIVERSITÁRIOS: ADAPTAÇÃO, DESAFIOS E PERMANÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 17–41, 2024. DOI: 10.25110/educere.v24i1.2024-002. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10896. Acesso em: 21 dez. 2024.

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Seção

Artigos