IMPLEMENTAÇÃO DE CÍRCULO DE PAZ COMO MECANISMO DE SUSTENTABILIDADE PARA AS RELAÇÕES FAMILIARES E PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: PROJETO DE EXTENSÃO D.E.L.A.S

Autores

  • Bárbara Helen Abreu Valadares Centro Universitário UNA
  • Luiza Helena Messias Soalheiro Centro Universitário UNA
  • Gabriela Santana da Silva Centro Universitário UNA
  • Ítalo de Jesus Ribeiro Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i1.2024-009

Palavras-chave:

Direito, Educação, Círculo de paz, Violência doméstica

Resumo

O Projeto de Extensão D.E.L.A.S, ofertado semestralmente, se dedica a atividades de extensão variadas, tendo sempre como escopo a promoção de direitos, educação, liberdade e acolhimento de mulheres e de suas famílias. Nesse sentido, o objetivo central para o segundo semestre de 2022, foi trabalhar a inserção e o treinamento do corpo discente no que tange às técnicas e aos instrumentos restaurativos, notadamente o círculo de paz, para multiplicação com o entorno. O projeto teve como metas específicas: a) promover o estudo e debates acerca de vias restaurativas e os métodos de sustentabilidade para as relações familiares; b) propor práticas reais de treinamentos para aplicar os conhecimentos adquiridos por meio de bibliografias especializadas, estudos de caso, diálogos e interlocuções com outros campos científicos; c) implementar um círculo de paz, não conflitivo, aberto à sociedade; d) multiplicar o conhecimento adquirido com a juventude do ensino médio da Escola Estadual após as práticas de treinamento, com o intuito de propor vias alternativas de solução de conflito para as relações familiares, especialmente em lares atingidos pela violência doméstica; e) contribuir com a meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, visto que as práticas supracitadas auxiliam no enfrentamento de desafios, de forma a prevenir ou desjudicializar conflitos e, igualmente, empoderar meninas e mulheres. A metodologia aplicada para se alcançar tais objetivos foi a 'pesquisa ação' a partir do mapeamento preliminar da realidade do entorno; da integração dos membros envolvidos; da aplicação prática com a construção efetiva dos círculos de diálogo; e da avaliação dos resultados atingidos com a prática extensionista. Foi possível perceber a importância da prática desenvolvida, sua vinculação à meta 9 do CNJ, bem como ao ODS 5 da Agenda Global. Por fim, foi possível perceber a possibilidade de aplicação dos círculos de diálogos para o enfrentamento dos conflitos de natureza familiar, notadamente, a violência doméstica.

Biografia do Autor

Bárbara Helen Abreu Valadares, Centro Universitário UNA

Doutoranda em Educação pela PUC Minas. Mestra em Direito Privado pela PUC Minas. Professora de Direito do Centro Universitário UNA. Professora da Pós-Graduação da PUC Minas Virtual. Professora coordenadora do Projeto de Extensão D.E.L.A.S.

Luiza Helena Messias Soalheiro, Centro Universitário UNA

Doutora e Mestra em Direito Privado pela PUC Minas Gerais. Especialista em Direito de Família e Sucessões. Mediadora de Conflitos credenciada pelo TJMG. Professora de Direito do Centro Universitário UNA. Autora da editora Saraiva Jur/Saraiva Educação. Professora coordenadora do Projeto de Extensão D.E.L.A.S.

Gabriela Santana da Silva, Centro Universitário UNA

Estudante de Direito do Centro Universitário UNA. Coordenadora discente do Projeto de Extensão D.E.L.A.S.

Ítalo de Jesus Ribeiro, Centro Universitário UNA

Estudante de Direito do Centro Universitário UNA

Referências

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Publicado

17-04-2024

Como Citar

VALADARES, Bárbara Helen Abreu; SOALHEIRO, Luiza Helena Messias; DA SILVA, Gabriela Santana; RIBEIRO, Ítalo de Jesus. IMPLEMENTAÇÃO DE CÍRCULO DE PAZ COMO MECANISMO DE SUSTENTABILIDADE PARA AS RELAÇÕES FAMILIARES E PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: PROJETO DE EXTENSÃO D.E.L.A.S. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 155–176, 2024. DOI: 10.25110/educere.v24i1.2024-009. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/11016. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos