O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO IFG ITUMBIARA: CONTEXTUALIZAÇÃO E DIAGNOSTICO DO SISTEMA DE ENSINO NA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i3.2024-11249

Palavras-chave:

Desenvolvimento educacional, Ensino remoto, Período pandemico

Resumo

O estudo do desenvolvimento educacional no período pandêmico, mediatizado pelo ensino remoto, se faz importante para o entendimento de satisfação dos discentes e levantamento de pontos negativos a serem melhorados. Assim, neste estudo, foi apresentado uma ação realizada pelo Grupo PET Química para analisar a satisfação, projeção futura e entendimento dos alunos sobre a modalidade remota de estudos que estavam utilizando para darem continuidade às suas aulas, durante o período de isolamento social causado pela pandemia do Covid-19. Para tanto, fez-se uso de um formulário, criado no Google Forms, como ferramenta de coleta de dados para a metodologia de estudo de caso. Os resultados apresentados retratam a insatisfação dos estudantes com o espaço no qual desenvolviam suas atividades acadêmicas durante as aulas remotas, seja por conectividade ou autodisciplina perante a necessidade de adaptação da nova rotina. Além disso, evidenciou-se o aumento das desigualdades de ensino entre estudantes de diferentes realidades socioeconômicas. De forma positiva, podemos apontar os avanços quanto ao uso das tecnologias em sala de aula e como as TICs se mostraram importantes meios para a continuidade da educação, mesmo com os desafios encontrados frente à pandemia.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Silva, Instituto Federal de Goiás

Graduando em Licenciatura em Química. Instituto Federal de Goiás, Brasil.

Cleisla Pereira Firmino, Instituto Federal de Goiás

Graduanda em Licenciatura em Química. Instituto Federal de Goiás, Brasil.

Tatiana Aparecida Rosa da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Química. Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Brasil.

Érica Rost, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.

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Publicado

13-11-2024

Como Citar

SILVA, Gustavo Henrique; FIRMINO, Cleisla Pereira; SILVA, Tatiana Aparecida Rosa da; ROST, Érica. O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO IFG ITUMBIARA: CONTEXTUALIZAÇÃO E DIAGNOSTICO DO SISTEMA DE ENSINO NA PANDEMIA DE COVID-19. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 101–115, 2024. DOI: 10.25110/educere.v24i3.2024-11249. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/11249. Acesso em: 21 dez. 2024.

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Artigos