A MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i3.2024-11250

Palavras-chave:

Educação Infantil, Música, Prática Pedagógica, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo investigou o papel da música no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, com foco em uma instituição em Paranaguá-PR. Reconhecendo a música como uma linguagem universal que impacta tanto fisicamente quanto psicologicamente, o estudo explorou como ela é utilizada na prática pedagógica das professoras de educação infantil, por meio da pesquisa qualitativa e utilizando de instrumento de coleta de dados um questionário. A música foi reconhecida como uma poderosa ferramenta educativa, capaz de estimular não apenas a audição, mas também outras áreas do desenvolvimento infantil, incluindo cognição, linguagem, coordenação motora e socialização. Embora algumas professoras tenham demonstrado uma integração mais abrangente da música em suas atividades pedagógicas, outras a utilizaram de forma mais pontual, em momentos específicos da rotina escolar. Isso sugere uma variação na profundidade com que a música é incorporada ao currículo da educação infantil, com potencial para ampliar seu uso como uma ferramenta educativa mais significativa e abrangente.

Biografia do Autor

Danielle Marafon, Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá

Doutora em Educação. Professora do colegiado de Pedagogia da Unespar. Professora colaboradora do Programa de Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais.

Maria Cidalha Maciel Neta, Universidade Estadual do Paraná - Unespar Paranaguá

Graduanda em Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar- Paranaguá).

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Publicado

07-10-2024

Como Citar

MARAFON, Danielle; MACIEL NETA, Maria Cidalha. A MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 1–15, 2024. DOI: 10.25110/educere.v24i3.2024-11250. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/11250. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos