LIVRO DIÁRIO DE CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i3.2024-11252

Palavras-chave:

Memória Escolar, Acervos Privados, Congregações Religiosas

Resumo

O presente artigo procura discutir o uso de fontes provindas de acervos privados de congregações religiosas para a pesquisa em história da educação. Considerando as fontes históricas como produtos da ação humana no tempo, e devendo estas serem questionadas pelo historiador tendo em vista as relações associadas a sua produção, seleção e conservação. Temos ciência de que a construção/reconstrução da memória escolar não procede somente de fontes internas à escola, mas se abrem a muitas perspectivas, demonstramos a possibilidade de explorar outras fontes. A partir do caderno de registros diários da comunidade das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Capanema - PR, escrito de 1960 a 1978, encontramos as principais atividades realizadas pela comunidade religiosa que registram aspectos importantes da organização da educação no local que podem contribuir para compreender o panorama histórico-educacional local da época.

Biografia do Autor

Júlia Eduarda Dagostin, Unioeste - Francisco Beltrão

Mestranda em Educação pela Unioeste - Francisco Beltrão.

André Paulo Castanha, Unioeste - Francisco Beltrão

Professor do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão. Membro do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDOPR), GT local do HISTEDBR. Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Pós-doutor na área de Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

07-10-2024

Como Citar

DAGOSTIN, Júlia Eduarda; CASTANHA, André Paulo. LIVRO DIÁRIO DE CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 33–49, 2024. DOI: 10.25110/educere.v24i3.2024-11252. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/11252. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos