A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PARANÁ NO CONTEXTO REPUBLICANO (1900-1920): UMA RETOMADA DO DEBATE EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v24i3.2024-11478Palavras-chave:
Instrução Pública, Paraná, Secretários d'Estado, História da EducaçãoResumo
O objetivo desse artigo é investigar o debate educacional paranaense vigente realizados nas duas primeiras décadas do século XX, com ênfase no papel intelectual dos secretários d’Estado dos Negócios do interior, Justiça e Instrução Pública, do Paraná neste processo. Para a realização da pesquisa, foram utilizadas fontes bibliográficas que elucidam os contextos históricos, os quais foram contrapostos às informações contidas nos relatórios dos referidos secretários, no recorte temporal delimitado. Os resultados apontam para um debate nacional em torno da Instrução Pública, no qual o Paraná participou e os secretários estaduais tiveram importante papel, entretanto, vê-se, na prática, que as mudanças efetivadas não atenderam às expectativas e estes secretários acabaram se tornando burocratas do aparelho estatal.
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