PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v25i1.2025-11578

Palavras-chave:

Aprendizado a Distância, Universidade, Educadores

Resumo

A Educação a Distância (EaD) no Brasil tem uma trajetória marcada por sucessos e estagnações, inicialmente se destacando globalmente na democratização da educação, mas enfrentando declínios a partir dos anos 70 devido à falta de políticas públicas específicas. Diante disso, o sistema EaD foi regulamentado pelo Decreto nº 9.057/2017, caracterizando-se pela mediação didático-pedagógica por tecnologias, facilitando o acesso à educação independente da localização e horários dos estudantes. Assim, esse processo evoluiu, desde o envio de materiais impressos até a utilização da internet, a EaD já era amplamente utilizada antes da pandemia de COVID-19, que acelerou sua adoção, especialmente no ensino superior. Neste estudo, buscou-se investigar o cenário da EaD no Brasil a partir de uma revisão integrativa da literatura. Para coleta de dados foi utilizado a plataforma de periódicos da CAPES, incluindo artigos dos últimos 5 anos, a fim de se entender os desafios e perspectivas dessa modalidade no país. Logo, foi possível observar que a EaD democratiza o acesso à educação, beneficiando aqueles que não podem frequentar cursos presenciais, porém enfrenta desafios como o desenvolvimento de habilidades digitais, garantia de interações de qualidade e acesso a tecnologias adequadas. Portanto, a validação dos diplomas EaD ainda é discutida, mas a modalidade oferece grandes oportunidades para inovação pedagógica e inclusão educacional, apesar das dificuldades.

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Biografia do Autor

Rebeca Góes Gonçalves, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Ciências da Saúde. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Vanessa Helen da Silva Santos, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Ciências da Saúde. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Bruno Raphael da Silva Feitosa, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Ciências da Saúde. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Ismael David Lama Taveras, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Ciências da Saúde. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Roberto Campos Dourado, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Ciências da Saúde. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Marlucilena Pinheiro da Silva, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Camila Rodrigues Barbosa Nemer, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Saúde Pública. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

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Publicado

06-10-2025

Como Citar

GONÇALVES, Rebeca Góes; SANTOS, Vanessa Helen da Silva; FEITOSA, Bruno Raphael da Silva; TAVERAS, Ismael David Lama; DOURADO, Roberto Campos; SILVA, Marlucilena Pinheiro da; NEMER, Camila Rodrigues Barbosa. PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 110–129, 2025. DOI: 10.25110/educere.v25i1.2025-11578. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/11578. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos