CONTRIBUIÇÕES DA BIOTECNOLOGIA PARA O COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v25i1.2025-11584Palavras-chave:
Biotecnologia, Ciências da Natureza, Educação Básica, Letramento CientíficoResumo
A biotecnologia utiliza organismos vivos ou seus componentes para criar produtos e tecnologias em benefício da humanidade e do meio ambiente, além de ser uma estratégia para promover o letramento científico em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo desta revisão é analisar as contribuições da biotecnologia para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, baseada na análise de artigos científicos, documentos oficiais e experiências educacionais publicadas entre 2000 e 2024. A biotecnologia oferece oportunidades de aprendizagem que conectam ciência, tecnologia e inovação à problemas práticos do cotidiano, favorecendo uma formação crítica. A revisão destaca desafios como a necessidade de recursos e de capacitação de professores e discute exemplos de programas educacionais que abrangem temas em biotecnologia. Ao abordar problemas reais, a biotecnologia prepara os alunos para serem cidadãos críticos, informados e capazes de enfrentar os desafios do futuro
Referências
APOLLONI, R. W.; SCHWINDER, A.; TORRES, P. L. Tecendo conexões: ciências, inovação e ética. Curitiba: SENAR AR/PR. v. 7; 52 p. 2019.
BARCELOS, Mayara C. S. et al. The colors of biotechnology: general overview and developments of white, green and blue areas. FEMS Microbiology Letters, v. 365, n. 21, p. fny239, 2018.
BORGERDING, Lisa A.; SADLER, Troy D.; KOROLY, Mary Jo. Teachers’ concerns about biotechnology education. Journal of Science Education and Technology, v. 22, p. 133-147, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2022. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 12 set. 2024.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Convenção sobre Diversidade Biológica. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2000. 30 p. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/textoconvenoportugus.pdf. Acesso em: 11 set. 2024.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental; apresentação dos temas transversais. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1998. 42 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf. Acesso em: 16 set. 2024.
BUCHHOLZ, Klaus; COLLINS, John. The roots - a short history of industrial microbiology and biotechnology. Applied Microbiology and Biotechnology, v. 97, p. 3747-3762, 2013.
CHAGAS, Euana. O estudo de Ciências aplicado nas séries iniciais: uma análise referente à interação professor-aluno. Revista Educação Pública, v. 22, n 36, 2022.
DAWSON, Vaille; SOAMES, Christina. The effect of biotechnology education on Australian high school students’ understandings and attitudes about biotechnology processes. Research in Science & Technological Education, v. 24, n. 2, p. 183-198, 2006.
FAEP. Federação da Agricultura do Estado do Paraná. Curitiba, PR: Federação da Agricultura do Estado do Paraná, 2024. Disponível em: https://www.sistemafaep.org.br/agrinho/. Aceso em 24 jul. 2024.
FONSECA, Maria João et al. Disclosing biology teachers’ beliefs about biotechnology and biotechnology education. Teaching and Teacher Education, v. 28, n. 3, p. 368-381, 2012.
KAFARSKI, P. Rainbow code of biotechnology. Chemik, v. 66, p. 814 - 816, 2012.
KREUZ, Kelly Karine; LEITE, Fabiane. Formação pedagógica no Estágio de Docência em curso de Pós-Graduação Stricto Sensu. Revista Valore, v. 6, p. 1120-1130, 2021.
KRÜTZMANN, Fábio Luis; ALVES, Deborah Karla Calegari; SILVA, Cirlande Cabral da. Os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no trabalho de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Ciência & Educação, v. 29, p. e 23015, 2023.
LEUZINGER, Bruno. Biotechnology: what it is and how it helps mankind to develop. Biofarma, v. 3, n. 3, 2023.
ONU BRASIL, Nações Unidas no Brasil. Transformando nosso Mundo: A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Brasília, DF: Nações Unidas no Brasil, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em: 16 set. 2024.
PARANÁ. Agência Estadual de Notícias. Curitiba, PR: Agência Estadual de Notícias, 2024. Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Estao-abertas-inscricoes-para-tres-primeiras-categorias-do-Concurso-Agrinho-2024#:~:text=O%20Agrinho%20%C3%A9%20o%20maior,Social%3B%20e%20do%20Desenvolvimento%20Sustent%C3%A1vel. Acesso em: 24 jul. 2024.
PEA. Programa de Educação Ambiental: Sistema Campo Limpo. São Paulo, SP: InpEV, 2024. Disponível em: https://inpevcampolimpo.org.br/o-que-e-o-pea/. Acesso em: 24 jul. 2024.
PELIZZARI, Adriana; SILVA, Ilton Santos; FELIPE, Maria Sueli Soares. Ensino da Biotecnologia no Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Novo Ensino Médio. Revista Concilium, v. 22, n. 4, p. 230-247, 2022.
PIRES, Ronaldo Gonçalves; ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. Levantamento e análise da utilização de experimentos no ensino de ciências em contextos investigativos. Educere, v. 19, n. 1, 2019.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UMUARAMA. Portal Pedagógico de Umuarama. Umuarama, PR: Secretaria Municipal de Educação, 2024. Disponível em: https://edu.umuarama.pr.gov.br/curriculo-fundamental/. Acesso em: 24 jul. 2024.
SILVA, Michele Maria da; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SILVA, Glênio Oliveira da. A pesquisa bibliográfica nos estudos científicos de natureza qualitativos. Revista Prisma, v. 2, n. 1, p. 91-103, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.