CONTRIBUIÇÕES DA BIOTECNOLOGIA PARA O COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v25i1.2025-11584

Palavras-chave:

Biotecnologia, Ciências da Natureza, Educação Básica, Letramento Científico

Resumo

A biotecnologia utiliza organismos vivos ou seus componentes para criar produtos e tecnologias em benefício da humanidade e do meio ambiente, além de ser uma estratégia para promover o letramento científico em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo desta revisão é analisar as contribuições da biotecnologia para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, baseada na análise de artigos científicos, documentos oficiais e experiências educacionais publicadas entre 2000 e 2024. A biotecnologia oferece oportunidades de aprendizagem que conectam ciência, tecnologia e inovação à problemas práticos do cotidiano, favorecendo uma formação crítica. A revisão destaca desafios como a necessidade de recursos e de capacitação de professores e discute exemplos de programas educacionais que abrangem temas em biotecnologia. Ao abordar problemas reais, a biotecnologia prepara os alunos para serem cidadãos críticos, informados e capazes de enfrentar os desafios do futuro

Biografia do Autor

Camila Correia Gabeloni Felipe, Universidade Paranaense

Doutora em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, Professora na Rede Estadual e do Município de Umuarama, Paraná; Universidade Paranaense, UNIPAR.

Gabriel Tramontini Pereira, Universidade Paranaense

Mestrando em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, Universidade Paranaense, UNIPAR.

Roberta Fernanda Rogonni Ferrari, Universidade Paranaense

Doutoranda em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos, Universidade Paranaense - UNIPAR.

Juliana Silveira do Valle, Universidade Paranaense

Docente da Pós-graduação em Biotecnologia Aplicada à Agricultura e em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos, Universidade Paranaense, UNIPAR.

Referências

APOLLONI, R. W.; SCHWINDER, A.; TORRES, P. L. Tecendo conexões: ciências, inovação e ética. Curitiba: SENAR AR/PR. v. 7; 52 p. 2019.

BARCELOS, Mayara C. S. et al. The colors of biotechnology: general overview and developments of white, green and blue areas. FEMS Microbiology Letters, v. 365, n. 21, p. fny239, 2018.

BORGERDING, Lisa A.; SADLER, Troy D.; KOROLY, Mary Jo. Teachers’ concerns about biotechnology education. Journal of Science Education and Technology, v. 22, p. 133-147, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2022. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 12 set. 2024.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Convenção sobre Diversidade Biológica. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2000. 30 p. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/textoconvenoportugus.pdf. Acesso em: 11 set. 2024.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental; apresentação dos temas transversais. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1998. 42 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf. Acesso em: 16 set. 2024.

BUCHHOLZ, Klaus; COLLINS, John. The roots - a short history of industrial microbiology and biotechnology. Applied Microbiology and Biotechnology, v. 97, p. 3747-3762, 2013.

CHAGAS, Euana. O estudo de Ciências aplicado nas séries iniciais: uma análise referente à interação professor-aluno. Revista Educação Pública, v. 22, n 36, 2022.

DAWSON, Vaille; SOAMES, Christina. The effect of biotechnology education on Australian high school students’ understandings and attitudes about biotechnology processes. Research in Science & Technological Education, v. 24, n. 2, p. 183-198, 2006.

FAEP. Federação da Agricultura do Estado do Paraná. Curitiba, PR: Federação da Agricultura do Estado do Paraná, 2024. Disponível em: https://www.sistemafaep.org.br/agrinho/. Aceso em 24 jul. 2024.

FONSECA, Maria João et al. Disclosing biology teachers’ beliefs about biotechnology and biotechnology education. Teaching and Teacher Education, v. 28, n. 3, p. 368-381, 2012.

KAFARSKI, P. Rainbow code of biotechnology. Chemik, v. 66, p. 814 - 816, 2012.

KREUZ, Kelly Karine; LEITE, Fabiane. Formação pedagógica no Estágio de Docência em curso de Pós-Graduação Stricto Sensu. Revista Valore, v. 6, p. 1120-1130, 2021.

KRÜTZMANN, Fábio Luis; ALVES, Deborah Karla Calegari; SILVA, Cirlande Cabral da. Os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no trabalho de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Ciência & Educação, v. 29, p. e 23015, 2023.

LEUZINGER, Bruno. Biotechnology: what it is and how it helps mankind to develop. Biofarma, v. 3, n. 3, 2023.

ONU BRASIL, Nações Unidas no Brasil. Transformando nosso Mundo: A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Brasília, DF: Nações Unidas no Brasil, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em: 16 set. 2024.

PARANÁ. Agência Estadual de Notícias. Curitiba, PR: Agência Estadual de Notícias, 2024. Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Estao-abertas-inscricoes-para-tres-primeiras-categorias-do-Concurso-Agrinho-2024#:~:text=O%20Agrinho%20%C3%A9%20o%20maior,Social%3B%20e%20do%20Desenvolvimento%20Sustent%C3%A1vel. Acesso em: 24 jul. 2024.

PEA. Programa de Educação Ambiental: Sistema Campo Limpo. São Paulo, SP: InpEV, 2024. Disponível em: https://inpevcampolimpo.org.br/o-que-e-o-pea/. Acesso em: 24 jul. 2024.

PELIZZARI, Adriana; SILVA, Ilton Santos; FELIPE, Maria Sueli Soares. Ensino da Biotecnologia no Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Novo Ensino Médio. Revista Concilium, v. 22, n. 4, p. 230-247, 2022.

PIRES, Ronaldo Gonçalves; ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. Levantamento e análise da utilização de experimentos no ensino de ciências em contextos investigativos. Educere, v. 19, n. 1, 2019.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UMUARAMA. Portal Pedagógico de Umuarama. Umuarama, PR: Secretaria Municipal de Educação, 2024. Disponível em: https://edu.umuarama.pr.gov.br/curriculo-fundamental/. Acesso em: 24 jul. 2024.

SILVA, Michele Maria da; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SILVA, Glênio Oliveira da. A pesquisa bibliográfica nos estudos científicos de natureza qualitativos. Revista Prisma, v. 2, n. 1, p. 91-103, 2021.

Downloads

Publicado

14-05-2025

Como Citar

FELIPE, Camila Correia Gabeloni; PEREIRA, Gabriel Tramontini; FERRARI, Roberta Fernanda Rogonni; VALLE, Juliana Silveira do. CONTRIBUIÇÕES DA BIOTECNOLOGIA PARA O COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 1–17, 2025. DOI: 10.25110/educere.v25i1.2025-11584. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/11584. Acesso em: 13 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos