Reflexões sobre a “pedagogia da autonomia” de Paulo Freire

Autores

  • João Milton Salles

Resumo

Neste artigo propõe-se, inicialmente, expor algumas das idéias
apresentadas por Paulo Freire no que diz respeito à prática educativo-crítica
(ou progressista) e ao papel do professor nesse âmbito, dando ênfase às noções
expostas na obra “Pedagogia da Autonomia”. O recorte temático e metodológico
se faz a partir da escolha de temas que consubstanciam eixos de desenvolvimento
e que, portanto, estruturam o ensaio a saber: a refl exão crítica na atividade
docente, a pedagogia da autonomia em confronto com o ensino “bancário” e a
corporeifi cação da palavra pelo exemplo. Ao cabo da exposição e da refl exão
sobre tais idéias, lançam-se valorações críticas.

Downloads

Publicado

22-01-2008

Como Citar

SALLES, João Milton. Reflexões sobre a “pedagogia da autonomia” de Paulo Freire. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 6, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/155. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos