Literatura infanto juvenil – adaptação de Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis

Autores

  • Priscila Pereira
  • Nádia Aparecida Marquini Lombardo
  • Sebastião Faustino Ventura
  • Cristiane Regina Corsini
  • Sônia Maria Dornellas Morelli

Resumo

Este trabalho visa a analisar a obra clássica Memórias Póstumas de Brás
Cubas de Machado de Assis e confrontá-la com a sua adaptação feita por José Louzeiro.
Para subsídio teórico deste estudo, foram analisados o papel da escola na formação
do leitor crítico e a presença da Cultura de massa e da Indústria Cultural. A partir do
confronto, puderam-se perceber os ganhos e as perdas quando se substitui a obra clássica
pela adaptada. Ao deixar de ler a obra clássica, o leitor perde em conhecer a estrutura
formática, a linguagem, vocabulário e as expressões da época usadas por Machado de
Assis. Por outro lado, conhece o mesmo enredo da obra clássica. Podemos observar, por
exemplo, que a fi gura da mulher é vista da mesma maneira nas duas obras. A partir do
confronto entre as obras e os estudos teóricos detectamos como a Indústria Cultural se
faz presente levando os clássicos até os nossos jovens. Por isso, é importante a formação
contínua do professor no que diz respeito à leitura crítica, aos conhecimentos de obras nas
bibliotecas de escolas de ensino fundamental e aos textos que contribuem para a formação
de um leitor mais hábil.

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Publicado

22-01-2008

Como Citar

PEREIRA, Priscila; LOMBARDO, Nádia Aparecida Marquini; VENTURA, Sebastião Faustino; CORSINI, Cristiane Regina; MORELLI, Sônia Maria Dornellas. Literatura infanto juvenil – adaptação de Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 5, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/163. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos