As tecnologias de informação e comunicação na formação continuada dos professores
Resumo
Uma das características deste novo século é a conexão da sociedadecom a ciência e as mudanças de maior impacto são as tecnologias de informação
e comunicação, que alteram não apenas a produção de bens e serviços, mas
também as relações sociais e econômicas. Estes recursos, porém, ainda não
estão sendo muito explorados no âmbito da educação, e uma forma de utilização
em particular consiste na formação continuada de professores. A utilização da
tecnologia da informação e comunicação como recurso na aprendizagem contínua
de professores estabelece uma interconexão entre os pilares da educação, com a
crescente segmentação do “saber”; o saber conhecer, o saber fazer, o saber ser,
potencializando-se no saber conviver. As novas Tecnologias de Informação e
Comunicação proporcionam ao professor uma mudança de papel, passando a
atuar mais como um orientador ou facilitador na construção do conhecimento
e representam um vasto campo de estudo e aplicações, que permitem aos seus
usuários desenvolverem aspectos importantes não só ao processo educativo. Um
processo que ainda se encontra em fase inicial no país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.