análise dos conteúdos sobre animais peçonhentos em livros didáticos de ensino de ciências

Autores

  • Tatiana Cristina Colombo
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior

Resumo

O livro didático é um recurso metodológico que pode proporcionar ao aluno uma nova visão do mundo que o cerca e auxiliar o professor na prática pedagógica. Sendo assim, não pode apresentar erros conceituais, pois é um eficiente recurso da aprendizagem no contexto escolar e sua eficiência e seu uso dependem de uma escolha adequada. Criou-se, então, em 1985, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), pelo Ministério da Educação (MEC), visando à qualidade dos livros didáticos que são distribuídos nas escolas públicas brasileiras, com a finalidade de oferecer um material revisado e de boa qualidade. Neste intuito, analisamos neste trabalho seis títulos de livros didáticos de Ciências, apresentados antes e depois do Programa, nas décadas de 60 a 90 do século XX e na década zero do século XXI. Após focalizar o conteúdo referente aosanimais peçonhentos, desenvolveu-se uma análise dos livros em questão, abordando aspectos científicos, primeiros socorros, cuidados que se devem tomar para evitar acidentes com animais peçonhentos, a abordagem teórica apresentada e os recursos visuais. Os materiais referentes às décadas de 60, 80 e 90 apresentaram erros em relação aos primeiros socorros com vítimas de acidentes com esses animais. Já os livros referentes às décadas de 70 e zero não apresentaram falhas. Portanto podemos constatar que, mesmo após a implantação do PNLD, os títulos analisados demonstraram erros, porém, os títulos analisados referente à década de 70 e a década atual, corresponderam aos objetivos do PNLD.

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Como Citar

COLOMBO, Tatiana Cristina; JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães. análise dos conteúdos sobre animais peçonhentos em livros didáticos de ensino de ciências. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 8, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/2456. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa