AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE SAÚDE OCULAR ENTRE PROFESSORES DO ENSINO REGULAR E ESPECIAL DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO DO NOROESTE DO PARANÁ

Autores

  • Lediane Cristina Pereira
  • Débora de Mello Gonçales Sant´Ana
  • Orlete Maria Pompeu de Lima

Resumo

O compromisso com a formação do cidadão com Deficiência Visual (DV) exige uma prática educacional voltada à compreensão da realidade social, dos direitos e das responsabilidades em relação à sua vida pessoal e comunitária. Um curso foi ministrado com proposta de implantar um ensino alternativo sobre o órgão da visão, sintetizando a intencionalidade do compromisso com a formação educacional do cidadão com DV. Por intermédio de uma parceria com a Secretaria da Educação Especial, do Núcleo Regional de Educação foram convidados professores que ministravam aulas para alunos com DV nos anos de 2006 e 2007. Com duração de 8 horas, o curso foi dividido em dois momentos. No primeiro, aplicou-se pré-teste, seguido da explanação teórica da anatomia do órgão da visão. No segundo momento, foram realizadas 8 oficinas práticas sobre os temas: anatomia do sistema visual; maquete funcional da óptica da visão; indução de catarata; daltonismo e ilusão de óptica; dissecção de olho bovino; visualização microscópica de células nervosas e retina em lâminas de tecido nervoso; teste de memória visual; maquete dos músculos do olho, explicando o estrabismo. Na seqüência, aplicou-se o pós-teste. Observou-se uma grande carência da compreensão dos mecanismos fisiológicos das principais patologias visuais. Por meio da prática, obteve-se uma melhor aprendizagem e assimilação dos assuntos abordados. As oficinas muito contribuíram para tornar o curso mais atrativo. O curso sobre o órgão da visão, promovido pelo Museu Interdisciplinar de Ciências, atingiu seus objetivos e atendeu às expectativas dos participantes, de forma satisfatória.

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Como Citar

PEREIRA, Lediane Cristina; SANT´ANA, Débora de Mello Gonçales; LIMA, Orlete Maria Pompeu de. AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE SAÚDE OCULAR ENTRE PROFESSORES DO ENSINO REGULAR E ESPECIAL DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO DO NOROESTE DO PARANÁ. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 9, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/2831. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa