EDUCAÇÃO E INFÂNCIA: HISTÓRIAS SOCIALMENTE CONSTRUÍDAS

Autores

  • Keli Andréa Vargas Paterno
  • Verônica Regina Müller

Resumo

O presente estudo aborda dois aspectos interdependentes: a infância e a educação. Historicamente, ambas foram construídas com objetivos específicos, porém sempre estiveram ligadas. Com o advento da era industrial e tecnológica, tornou-se necessário procurar novas possibilidades de adaptação social. Ocorre que, muitas vezes, essa adequação não se mostrou a mais indicada, pois, por fazermos parte de uma sociedade neoliberal, os interesses estão voltados para a preservação e multiplicação do capital. A infância sofre diretamente essa influência, uma vez que a educação das crianças é o objetivo principal da escola, que, por sua vez, é um dos alvos da sociedade capitalista. Ela produz e reproduz os meios necessários para a perpetuação mercantil. A criança perde seu espaço do brincar inocente e passa a participar ativamente desse meio econômico. Muitas vezes é discriminada e excluída, por não ter as condições necessárias para participar das atividades exigidas, ou por lhe serem negadas as condições ideais para que supere suas dificuldades quando atingir a idade “adequada” para ser definitivamente integrada à vida adulta. Vencer as barreiras impostas pela sociedade capitalista é o principal desafio que o ser humano encontra. Muitas vezes é privado de seus direitos e constantemente lembrado de seus deveres. Sem condições básicas, luta incansavelmente por sua sobrevivência e bravamente se mantém alerta, pois quando houver oportunidade encontrará o caminho que o levará a mudar sua condição de dominado para um ser liberto das amarras neoliberais.

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Como Citar

PATERNO, Keli Andréa Vargas; MÜLLER, Verônica Regina. EDUCAÇÃO E INFÂNCIA: HISTÓRIAS SOCIALMENTE CONSTRUÍDAS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 9, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/2832. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão