METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS NO AMBIENTE HOSPITALAR

Autores

  • Sarah de Jesus Apolinário
  • Rita de Fátima Silva

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Aprendizagem, Ambiente Hospitalar

Resumo

A prática pedagógica no hospital busca valorizar o indivíduo, resgatando-o do leito em que se encontra à revelia de sua vontade. Desse modo, é indispensável o trabalho do professor na equipe do hospital a fim de evitar prejuízos na aprendizagem dessa criança. Considerando que as condições de desenvolvimento e aprendizagem da criança e do adolescente internados diferenciam-se daquelas encontradas no cotidiano de uma escola formal, a prática do pedagogo hospitalar deve transpor barreiras do tradicional e buscar o encontro da Educação com a Saúde. Desta forma, cabe ao professor empenhar-se em manter o vínculo da criança com a escola procurando evitar atrasos no aprendizado. Sendo assim, desenvolveu-se um estudo bibliográfico cujo objetivo foi investigar e analisar o papel do pedagogo e suas metodologias pedagógicas com crianças no ambiente hospitalar. Por conseguinte, em tempos em que a inclusão é a bandeira levantada para a sociedade de forma geral, é necessário que os olhares também se estendam àqueles em condição temporária ou permanente de desvantagem e que têm sua liberdade cerceada por conta da internação.

Downloads

Como Citar

Apolinário, S. de J., & Silva, R. de F. (2011). METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS NO AMBIENTE HOSPITALAR. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 10(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/3232

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa