A INTERDEPENDÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE E A CONSTRUÇÃO DA HÉXIS CORPORAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA UNIDADE ESCOLAR
Palavras-chave:
Héxis corporal, Trajetória de vida, Educação físicaResumo
Este artigo tem a intencionalidade de mostrar a interdependência existente entre a prática docente e a construção da héxis corporal de professores de Educação Física e as suas consequências na unidade escolar, construção está verificada pelo itinerário social destes agentes sociais, que ministram aulas numa escola municipal de Ensino Fundamental, na cidade de Araraquara- SP. Como pressuposto básico deste artigo, foi estabelecido que a construção social da héxis corporal do professor de Educação Física é um processo em constante construção, pois é resultante de sua trajetória de vida com intervenções provenientes do contexto social da qual vive. A hexis é a dimensão que possibilita a internalização das consequências das práticas sociais e, também, a sua exteriorização corporal, por meio do modo de falar, gesticular, olhar, andar, uma postura de cabeça, caretas, maneiras de sentar-se, de manejar instrumentos, cada vez mais associado a um tom de voz dos agentes sociais. As crianças são particularmente atentas, em todas as sociedades a esses gestos e a essas posturas nas quais se exprimem a seus olhos, tudo aquilo que caracteriza um adulto. Daí conclui-se neste estudo o quanto é importante essa héxis corporal docente ser bem construída, já que o mimetismo existente no processo ensino aprendizagem especificamente na Educação Física escolar fará com que os alunos tenham mudanças comportamentais importantes para sua permanência no interior da escola, e possivelmente uma escolarização maior.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.