FAZER O CIDADÃO: O CONCEITO E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL JULIO MANVAILER, EM AMAMBAI/MS

Diogo da Silva Roiz, Wilson da Silva Serejo

Resumo


Este trabalho é resultado da apreensão do exercício da cidadania de alunos do ensino fundamental na Escola Municipal Julio Manvailer em Amambai. As fontes consultadas nesta pesquisa foram: os PCN’s, o Projeto Político Pedagógico da Escola, a proposta de ensino do professor, e apoiou-se ainda na metodologia da história oral, realizando entrevistas com o professor de história e os alunos para a complementação dos dados. Assim, contemplando a concepção de cidadania dos alunos, pode-se mapear a dificuldade que o termo cidadania denota quando transposto da forma abstrata para a concreta, como também analisar a pertinência do tema para a realidade da escola.

Palavras-chave


Cidadania; Ensino de História; Educação; PCN’s; Escola Municipal Julio Manvailer

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DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v10i2.2010.3610