PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS PARA A PRODUÇÃO DE NOVAS POTENCIALIDADES: O DEVIR-MENOR EM ATO EM UM TEATRO DE MENOS

Autores

  • Altair de Souza Carneiro
  • Ester Maria Dreher Heuser

Resumo

Tratar de uma filosofia menor pressupõe compreender os atravessamentos dos procedimentos artísticos nas obras de Gilles Deleuze, que possibilitou um modo de produção conceitual e consequentemente a criação e experimentações das mais diversas a partir da não-filosofia. Deleuze flertou com teatro na qual o tratou como uma verdadeira indústria de criação efetivada por meio da variação contínua e pela minoração do poder. Para o filósofo, foram as experimentações de Bene que expressaram o "verdadeiro poder do teatro". Podemos proferir que estas experimentações no teatro de menos, são dispositivos que produzem novas potencialidades nas personagens que viviam em cenário molar, normatizado e enrijecidos, e na qual, passa por um cenário menor, desvelam-se e entram em uma variação contínua em que o movimento redesenha livres ações que minora o poder do teatro tradicional.

Biografia do Autor

Altair de Souza Carneiro

Ester Maria Dreher Heuser

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Publicado

18-08-2015

Como Citar

CARNEIRO, Altair de Souza; HEUSER, Ester Maria Dreher. PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS PARA A PRODUÇÃO DE NOVAS POTENCIALIDADES: O DEVIR-MENOR EM ATO EM UM TEATRO DE MENOS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 13, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/5225. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão