DIÁRIOS DE AULA: Presença NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DE PROFESSORES INICIANTES

Autores

  • Marinice Souza Simon

Resumo

O presente artigo apresenta a investigação realizada nos diários de aula de quatro professoras: uma da educação infantil e outras três do Ensino Fundamental, com experiência docente inferior a cinco anos, a partir de seus diários de aula, e tem o objetivo de analisá-los para perceber como o professor iniciante enfrenta problemas cotidianos e como lida com dilemas práticos que se apresentam no decorrer de seu trabalho junto aos alunos. A fim de complementar a análise dos diários foi realizada uma entrevista semiestruturada, indagando sobre a validade de suas anotações e a contribuição da reflexão para as práticas diárias. Na fase inicial da carreira os diários incentivam o olhar retrospectivo, conduzindo os professores ao ensino reflexivo e ao desenvolvimento profissional, mediante condições para a construção e o aprimoramento de seu repertório pedagógico.

Biografia do Autor

Marinice Souza Simon

Downloads

Publicado

20-11-2015

Como Citar

SIMON, Marinice Souza. DIÁRIOS DE AULA: Presença NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DE PROFESSORES INICIANTES. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 14, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/5419. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa