FORMAÇÃO DE PROFESSORES DENTRO DE UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA

Gilson Xavier de Azevedo, Ester Coelho da Silva, Gislene Martins Batista

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma investigação bibliográfica que abordasse dimensões pedagógicas essenciais do processo histórico de formação de professores no Brasil. Dentro da abordagem aqui feita, o artigo considera o perfil histórico, social, legal, a conceituação do que seja educar e questões no entorno do paradigma da complexidade. O método utilizado para tal foi a pesquisa bibliográfica utilizando-se dos seguintes autores: Aranha (2004); Maria Isabel da Cunha(1992); Antônio Carlos Gil (2002); Luiz Carlos Menezes (2001); Edgar Morin (2000); Pimenta (2000); Paulo Freire (2000); Perrenoud (2002) e Dermeval Saviani (2003). O artigo é uma contribuição, sobretudo, àqueles que desejam situar-se dentro desse panorama nacional da formação de educadores.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v14i1.2014.5423