PARA UMA DEFINIÇÃO ALARGADA DA MENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROCESSOS ESTOCÁSTICOS SEGUNDO BATESON
Resumo
Neste artigo, o nosso objetivo principal é o de referir a importância dos processos estocásticos (aprendizagem e evolução biológica) no âmbito das ideias da teoria da evolução, a partir do pensamento de Gregory Bateson. A análise que será feita de cada processo estocástico apresenta linhas de orientação diferentes – uma age no interior do organismo, e a outra, considera as possibilidades de adaptação exterior – e denota a existência de descrições duplas daí resultantes que expressam as necessidades dialéticas dos seres vivos. Os múltiplos aspetos da comunicação presentes nos dois processos estocásticos em análise refletirão o carácter mental e imanente daqueles, na medida em que a comunicação, enquanto modo como todos os seres vivos se comportam, constitui um fator de unidade entre as diferentes partes dos sistemas, quer ao nível dos sistemas biológicos em interação com o meio, quer ao nível do funcionamento interno do organismo. Concluir-se-á, pois, que os sistemas biológicos são mentais não por uma imposição da teoria batesoniana, mas por se constatar ser uma caraterística inerente, ou conatural, espontânea, à organização de todo o ser vivo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.