O ALUNO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM SUJEITO ATIVO NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Resumo
A modalidade de Educação à Distância (EaD) vem se expandindo no Brasil e possibilitando a ampliação do acesso ao ensino superior para os brasileiros. Juntamente com a EaD, cresce a necessidade de se ofertarem cursos que tenham qualidade e que atendam às necessidades da população que almeja ampliar seus estudos. Nesse contexto, a Avaliação Institucional (AI) é imprescindível, pois, a partir dos resultados obtidos, pode-se planejar melhor as práticas pedagógicas e buscar melhorias para se atingir a qualidade no ensino à distância. Nesse sentido, entendendo que a AI é realizada também por alunos da EaD, que são sujeitos ativos e responsáveis por esse processo avaliativo, faz-se mister destacá-los nesse processo avaliativo. Assim, o presente trabalho objetiva identificar o perfil dos alunos da EaD, destacando competências e habilidades necessárias a esses alunos, assim como a importância deles como sujeitos participantes da Avaliação Institucional. Esse trabalho faz parte de uma pesquisa de revisão literária mais ampla, cujo objetivo principal foi analisar a importância da Avaliação Institucional no contexto da EaD e seu papel como agente e como um indicador de qualidade para a modalidade no Brasil. Quanto ao perfil do aluno EaD, chegou-se à conclusão de que ele deve ser um sujeito organizado, responsável, ter autonomia e postura ativa e participativa no ambiente virtual, além de possuir automotivação, saber trabalhar em equipe e interagir com os outros sujeitos – colegas, professores e tutores. Em geral, a maioria dos alunos EaD é mulher, tem idade entre 18 e 30 anos, estuda e trabalha ao mesmo tempo. Ao conhecer o perfil do aluno EaD, pode-se compreender melhor suas expectativas e motivações, assim como suas dificuldades e insatisfações reveladas durante um processo avaliativo. É essencial que o aluno avalie verdadeiramente a estrutura e a dinâmica da instituição, pois, desta forma estará contribuindo para as melhorias na qualidade do ensino e no atendimento prestado à sociedade. E ainda, é igualmente fundamental que a Instituição conheça o perfil do seu aluno, a fim de adequar os planejamentos à realidade que está atendendo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.