IDEAIS DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA: ATUALIDADE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?
Resumo
O presente artigo tem por objetivo realizar um breve estudo do contexto no qual despontou o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932. Com base em revisão bibliográfica, aborda aspectos históricos e culturais do período que antecedeu o lançamento do Manifesto e a efervescência da disputa entre duas correntes – renovadores e educadores ligados à Igreja Católica - pela supremacia em termos de proposta para a educação no país, da qual resultou a proposição do Manifesto, de acordo com os ideais escolanovistas. Conclui apresentando indicativos de que o teor do Manifesto publicado há oito décadas conserva atualidade em termos de desafios educacionais e de aspiração por uma educação pública de qualidade para o país.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.