IDEAIS DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA: ATUALIDADE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?

Autores

  • Beatriz Ana Zambon Ferronato Universidade Paranaense - UNIPAR

Resumo

O presente artigo tem por objetivo realizar um breve estudo do contexto no qual despontou o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932. Com base em revisão bibliográfica, aborda aspectos históricos e culturais do período que antecedeu o lançamento do Manifesto e a efervescência da disputa entre duas correntes – renovadores e educadores ligados à Igreja Católica - pela supremacia em termos de proposta para a educação no país, da qual resultou a proposição do Manifesto, de acordo com os ideais escolanovistas. Conclui apresentando indicativos de que o teor do Manifesto publicado há oito décadas conserva atualidade em termos de desafios educacionais e de aspiração por uma educação pública de qualidade para o país.

Biografia do Autor

Beatriz Ana Zambon Ferronato, Universidade Paranaense - UNIPAR

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Publicado

18-03-2016

Como Citar

FERRONATO, Beatriz Ana Zambon. IDEAIS DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA: ATUALIDADE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 15, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/5626. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão