A prática do ensino na disciplina de clínica integrada nos cursos de Odontologia do estado do Paraná

Eduardo Augusto Pfau, Veruska de João Malheiros Pfau, Márcio Grama Hoeppner

Resumo


A Disciplina de Clínica Integrada desempenha um importante papel na formação do cirurgião-dentista. Isto posto, a preocupação com a prática do ensino é motivo de várias reuniões desenvolvidas entre professores, dirigentes e coordenadores de cursos de graduação em Odontologia participantes da Associação Brasileira de Ensino Odontológico - ABENO. Este trabalho tem como objetivo avaliar a prática do ensino na Disciplina de Clínica Integrada dos Cursos de Graduação em Odontologia do Estado do Paraná. Dos 14 Cursos de Odontologia do Estado do Paraná, quatro são de instituições públicas e 10 de privadas, sendo quatro cursos no município de Curitiba, dois em Ponta Grossa, dois em Londrina, três em Maringá, dois em Cascavel e um em Umuarama. Destes, somente nove responderam, voluntariamente, a todas as perguntas que abordavam: perfi l do corpo docente da disciplina; conteúdos ministrados; avaliação; seleção de pacientes; elaboração do plano de ensino. No que se refere à estruturação curricular dos Cursos de Odontologia do país, em conseqüência da autonomia educacional, pode-se concluir que existem discrepâncias na prática do ensino entre as Instituições de Ensino Superior - IES participantes, sendo que os pontos mais evidentes são as grandes variações existentes entre as cargas horárias oferecidas, seleções dos pacientes e, principalmente, nas formas de avaliação utilizada.

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DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v7i1.2007.578