PEDAGOGIA DE PROJETOS: UMA PROPOSTA FACILITADORA NA BUSCA POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Karina Barros Marques Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba - FARESC
  • Líliam Maria Born Martinelli

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v20i1.2020.7412

Resumo

O presente artigo foi elaborado a partir de pesquisa qualitativa e com procedimento de coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica, tendo por objetivo refletir acerca da Pedagogia de Projetos como uma proposta que caracteriza e integra em seu processo a Aprendizagem Significativa. O problema de pesquisa a ser respondido neste trabalho é como a Pedagogia de Projetos pode facilitar a aprendizagem para que a mesma ocorra de forma significativa. Para isso, partiu-se dos seguintes objetivos: compreender o que é a Pedagogia de Projetos, identificar o que é a aprendizagem e como ela ocorre segundo teorias - com enfoque na Aprendizagem Significativa -, e entender a importância da Pedagogia de Projetos na busca por uma Aprendizagem Significativa. Segundo alguns pesquisadores como Behrens (2014) e Hernández (1998), a Pedagogia de Projetos teve surgimento com base nos princípios do movimento Escola Nova que buscava inserir o contexto do aluno na escola. A Aprendizagem Significativa por sua vez, compreende a aquisição de conhecimentos por meio da ligação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos. Portanto, a pesquisa aborda a relação entre a Pedagogia de Projetos com a Aprendizagem Significativa, considerando que o aluno aprende por meio de diversos processos. A Aprendizagem Significativa, como parte desses processos, associa-se a Pedagogia de Projetos por ter como base a significação do mundo por parte do sujeito, considerando desse modo o que o mesmo já conhece. Baseado nas mudanças e necessidades sociais e educacionais do contexto atual em que vivemos, é essencial refletirmos sobre propostas que contemplem essa realidade, no intuito de preparar o indivíduo para lidar com a mesma e atuar sobre ela com criticidade, autonomia, responsabilidade e integridade.

Biografia do Autor

Karina Barros Marques, Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba - FARESC

Licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.

Líliam Maria Born Martinelli

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Licenciada e Bacharel em Química e Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora das Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.

Downloads

Publicado

04-06-2020

Como Citar

Marques, K. B., & Martinelli, L. M. B. (2020). PEDAGOGIA DE PROJETOS: UMA PROPOSTA FACILITADORA NA BUSCA POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 20(1). https://doi.org/10.25110/educere.v20i1.2020.7412

Edição

Seção

Artigos de Revisão