TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES: UM DEBATE COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v20i1.2020.7505Resumo
Este artigo apresenta o relato de experiência de uma pesquisa desenvolvida com estudantes do 8º ano de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. O tema investigado foi o tráfico de animais silvestres, sendo motivado pelo desconhecimento dos estudantes sobre as consequências e os danos causados ao meio ambiente desse tipo de tráfico e por uma apreensão de animais silvestres, criados ilegalmente, que ocorreu em um bairro onde residem. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi compartilhar com professor uma estratégia didática, fundamentada nos princípios do Educar pela Pesquisa, que proporciona a formação humana integral do estudante, tornando-o protagonista no processo de aprendizagem. A partir das atividades realizadas, o estudante tornou-se autônomo, crítico e consciente da importância de preservar o meio ambiente. Por fim, os estudantes sentiram a necessidade de compartilhar os conhecimentos aprendidos, conscientizando a comunidade escolar sobre os problemas causados pelo tráfico de animais silvestres, e de propor alternativas para intervir nessa realidade, confeccionando objetos decorativos que se assemelham aos animais traficados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.