TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES: UM DEBATE COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Tailise Marques Dias Mestra em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás. Docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, Bom Princípio/RS.
  • Cassiano Scott Puhl Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-0696-5666

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v20i1.2020.7505

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência de uma pesquisa desenvolvida com estudantes do 8º ano de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. O tema investigado foi o tráfico de animais silvestres, sendo motivado pelo desconhecimento dos estudantes sobre as consequências e os danos causados ao meio ambiente desse tipo de tráfico e por uma apreensão de animais silvestres, criados ilegalmente, que ocorreu em um bairro onde residem. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi compartilhar com professor uma estratégia didática, fundamentada nos princípios do Educar pela Pesquisa, que proporciona a formação humana integral do estudante, tornando-o protagonista no processo de aprendizagem. A partir das atividades realizadas, o estudante tornou-se autônomo, crítico e consciente da importância de preservar o meio ambiente. Por fim, os estudantes sentiram a necessidade de compartilhar os conhecimentos aprendidos, conscientizando a comunidade escolar sobre os problemas causados pelo tráfico de animais silvestres, e de propor alternativas para intervir nessa realidade, confeccionando objetos decorativos que se assemelham aos animais traficados.

Biografia do Autor

Tailise Marques Dias, Mestra em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás. Docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, Bom Princípio/RS.

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - Centro de Ciências Naturais e Exatas, 2012) e mestrado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Cassiano Scott Puhl, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2016). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2012). Professor da rede municipal de Bom Princípio, ministrando a disciplina de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

04-06-2020

Como Citar

Marques Dias, T., & Scott Puhl, C. (2020). TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES: UM DEBATE COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 20(1). https://doi.org/10.25110/educere.v20i1.2020.7505

Edição

Seção

Relatos de Experiência