CURSOS DE LICENCIATURA E A PREPARAÇÃO PARA A ATUAÇÃO DOCENTE FUTURA: A PERCEPÇÃO DE FORMANDOS

Raquel Stoilov Pereira, Adriane Letícia Siqueira dos Santos, Marcos Aurélio de Souza Alves, Neiva Egídia da Silva Mello

Resumo


Esta pesquisa teve por objetivo identificar a percepção dos alunos do penúltimo e último semestre de cursos de licenciatura, em relação a preparação para a atuação docente futura na educação básica. A pesquisa caracteriza-se como do tipo descritiva com abordagem qualitativa e ocorreu em uma Instituição de Ensino Superior localizada na região metropolitana de Cuiabá-MT, contando com a participação de 49 alunos, sendo 34 do curso de licenciatura em Educação Física, 10 do curso de Pedagogia e 5 do curso de Letras, com idade média de 30 anos. Como instrumento de pesquisa adotamos um questionário composto por 18 questões, sendo 03 abertas e 15 fechadas. Concluímos que apesar de dificuldades isoladas identificadas durante os estágios e práticas de ensino, o processo formativo contribuiu para preparação e atuação como docente, indicando que a instituição pesquisada caminha em uma direção positiva em relação a qualidade da formação desses futuros professores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v20i1.2020.7564