CURSOS DE LICENCIATURA E A PREPARAÇÃO PARA A ATUAÇÃO DOCENTE FUTURA: A PERCEPÇÃO DE FORMANDOS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v20i1.2020.7564Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo identificar a percepção dos alunos do penúltimo e último semestre de cursos de licenciatura, em relação a preparação para a atuação docente futura na educação básica. A pesquisa caracteriza-se como do tipo descritiva com abordagem qualitativa e ocorreu em uma Instituição de Ensino Superior localizada na região metropolitana de Cuiabá-MT, contando com a participação de 49 alunos, sendo 34 do curso de licenciatura em Educação Física, 10 do curso de Pedagogia e 5 do curso de Letras, com idade média de 30 anos. Como instrumento de pesquisa adotamos um questionário composto por 18 questões, sendo 03 abertas e 15 fechadas. Concluímos que apesar de dificuldades isoladas identificadas durante os estágios e práticas de ensino, o processo formativo contribuiu para preparação e atuação como docente, indicando que a instituição pesquisada caminha em uma direção positiva em relação a qualidade da formação desses futuros professores.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.