PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA AUTONOMIA DOS ESTUDANTES

Talita Scottini Pereira, Melissa Probst

Resumo


O presente texto objetiva refletir sobre a construção do conhecimento e a autonomia dos estudantes a partir da aplicação da Pedagogia de Projetos. Buscou-se, ainda, analisar a importância dos projetos pedagógicos no sentido de promover a aprendizagem significativa; bem como discutir o papel do professor na condução dos projetos pedagógicos. O texto resulta de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, motivada por discussões desenvolvidas ao longo do processo formativo inicial e continuado e no enfrentamento dos desafios cotidianos da prática docente. Os resultados apontam que, em consonância com as atuais perspectivas educacionais, a Pedagogia de Projetos rompe com o modelo fragmentado de educação, recriando e transformando o processo educativo, transformando-o em possibilidades de aprendizagem mais significativa, colaborativa e inclusiva.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v20i1.2020.7611