MATEMÁTICA E SEUS PARADIGMAS: FORMAÇÃO DOCENTE E DESAFIOS FRENTE AO ENSINO MÉDIO

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra

Resumo


O principal objetivo deste artigo foi analisar as dificuldades presentes nas aulas da Matemática no ensino médio, com o propósito de propor soluções para um melhor desempenho dos estudantes nas escolas, estabelecendo uma didática mais eficaz por parte dos professores. O ponto chave do trabalho foi verificar as dificuldades enfrentadas pelos docentes em sala de aula, desde a metodologia utilizada até a falta de estrutura das escolas, que não oferecem suporte suficiente para os profissionais, o que reflete no aprendizado dos estudantes. Por fim, propomos diversas soluções relacionadas ao ensino da Matemática, como uma melhor formação para os professores, além do estabelecimento de estratégias próprias e metodologias adequadas, com o objetivo de sanar algumas dificuldades no ensino médio, que muitas vezes se relacionam com a falta de base adequada do ensino fundamental, gerando toda uma problemática que nos faz refletir e repensar a educação matemática de uma forma geral.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Matemática. Ensino médio. Resolução de problemas


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v21i2.2021.7921

Esse periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY 4.0

https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR