MATEMÁTICA E SEUS PARADIGMAS: FORMAÇÃO DOCENTE E DESAFIOS FRENTE AO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v21i2.2021.7921

Resumo

O principal objetivo deste artigo foi analisar as dificuldades presentes nas aulas da Matemática no ensino médio, com o propósito de propor soluções para um melhor desempenho dos estudantes nas escolas, estabelecendo uma didática mais eficaz por parte dos professores. O ponto chave do trabalho foi verificar as dificuldades enfrentadas pelos docentes em sala de aula, desde a metodologia utilizada até a falta de estrutura das escolas, que não oferecem suporte suficiente para os profissionais, o que reflete no aprendizado dos estudantes. Por fim, propomos diversas soluções relacionadas ao ensino da Matemática, como uma melhor formação para os professores, além do estabelecimento de estratégias próprias e metodologias adequadas, com o objetivo de sanar algumas dificuldades no ensino médio, que muitas vezes se relacionam com a falta de base adequada do ensino fundamental, gerando toda uma problemática que nos faz refletir e repensar a educação matemática de uma forma geral.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Matemática. Ensino médio. Resolução de problemas

Biografia do Autor

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Doutorando em Ciencias de la Educación pela Universidad del Sol do Paraguai (UNADES), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2021), possui graduação em Licenciatura em Matemática - UNIASSELVI (2021), graduação em Letras/Libras (Licenciatura), pela Universidade Federal da Paraíba (2018), Especialista em Libras (Língua Brasil. de Sinais) - Tradução e Interpretação pela FAPAN - Faculdade de Paraíso do Norte (2019), Especialista em Ensino da Matemática - UniBF (2020), Especialista em Linguística Aplicada a Educação - FAVENI (2020), Especialista em Filosofia - Faculdade Futura (2020). Atuou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Membro do Conselho Técnico Científico da Atena Editora, Revisor do periódico EDUCERE - Revista da Educação da Universidade Paranaense. Produz estudos direcionados para o ensino da matemática para surdos, além de realizar pesquisas em campos interdisciplinares unindo Linguística, Filosofia e educação inclusiva no campo da Matemática, executando projetos de criação de glossários em Libras para a disciplina de Matemática voltados para a comunidade surda no ensino fundamental e médio. Atualmente é Servidor Público Efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Downloads

Publicado

28-12-2021

Como Citar

Guerra, A. de L. e R. (2021). MATEMÁTICA E SEUS PARADIGMAS: FORMAÇÃO DOCENTE E DESAFIOS FRENTE AO ENSINO MÉDIO. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 21(2). https://doi.org/10.25110/educere.v21i2.2021.7921

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa