AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM DESAFIO PARA A EFETIVAÇÃO DA ESTRUTURA FORMATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v21i2.2021.7923

Resumo

Neste artigo propomos a apresentar os diálogos epistemológicos originados na pesquisa acadêmica intitulada: “Ambiente Virtual de Aprendizagem: um desafio para a efetivação da estrutura formativa”, que, constitui-se num processo de contribuição para formação continuada dos docentes em exercício voltado para a construção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA mais efetivo tendo a Educação a Distância, como a interface de práticas formativas significativas e dinâmicas. Discute-se o conceito de participação no Ambiente Virtual de Aprendizagem; e as práticas metodológicas e pedagógicas significativas nesta interface, no contexto da formação continuada docente. A metodologia buscou atender a abordagem qualitativa, adotando a pesquisa participante como procedimento técnico e a observação participante para coleta de informações. Os resultados apontam ser possível a inserção do AVA no desenho didático de uma formação continuada para professores, alargando as possibilidades dos sujeitos no envolvimento com a estrutura formativa.

Biografia do Autor

Débora Regina Oliveira Santos, Universidade do Estado da Bahia

Mestrado em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia, especialista em Coordenação Pedagógica (UFBA), Mídias em Educação (UESB) e Metodologia do Ensino Superior (FACE). Licenciada em Pedagogia, habilitação em Formação Pedagógica e Gestão Educacional (FACE). Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Gandu. Experiência profissional em gestão escolar, professora formadora do Programa de Capacitação de Gestores Escolares, presidente do Conselho Municipal de Educação, professora de educação básica, consultora pedagógica. Integrante do Grupo de Pesquisa: Gestão, organização, tecnologia e políticas públicas em educação.Pesquisadora em Educação de Jovens e Adultos, formação docente e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Antonio Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Antonio Amorim é professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É formado em Pedagogia e tem doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona - Espanha. Mestrado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC / SP). Pós-Doutorado em Difusão do Conhecimento pelo Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar da Universidade Federal da Bahia. Membro titular do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA); foi Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UNEB, por duas vezes; também, por duas vezes, foi Diretor do Departamento de Educação do campus da UNEB, em Salvador - Bahia, que oferece cursos de doutorado em Educação e Três Mestrados, um acadêmico na área de educação e dois mestrados profissionais, um em Educação de Jovens e Adultos e outro em Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação. É líder do Grupo de Pesquisa em Organização, Gestão, Tecnologia e Políticas Públicas em Educação, com registro no CNPQ.

Lanara Guimarães de Souza, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela UFBA (2015), Mestre em Educação pela UNEB (2003), Pedagoga (1997) com Especialização em Planejamento e Gestão da Educação (2000) e Especialização em Avaliação (2002) também pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFBA. Coordenadora de Design Educacional da Superintendência de Educação a Distância da UFBA. Membro a comissão de educação a distância da FACED/UFBA. Pesquisadora na área de Educação com ênfase em: políticas públicas, avaliação, gestão educacional e educação a distância - EAD.

Amilton Alves de Souza, Universidade Federal da Bahia

Aluno Regular do Doutorado do Programa de Pós-Graduação Multi-Institucional e Muitidiciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC. Mestre em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA, pela Universidade do Estado da Bahia. Pós-Graduando em Educação Especial Inclusiva pela UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2018). Especialista em Gestão e Tutoria na EAD pela UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2018). Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2013). Especialista em Educação a Distância pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2010). Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador - FTC (2010). Graduando em Educação Especial pela Prominas (2018). Graduado em Letras, Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2008). Atuo como: Tutor/Professor Externo, no curso de Licenciatura em Pedagogia e Complementação Pedagógica, oferecido pela UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Coordenador Pedagógico da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Tem experiência nas áreas de Letramentos, Educação, Coordenação Pedagógica, Educação de Jovens e Adultos - EJA, Tutoria, EAD, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação de Professor, Coordenação Pedagógica, Tutoria e Consultoria em Projetos e Programas Educacionais.

Downloads

Publicado

28-12-2021

Como Citar

Santos, D. R. O., Amorim, A., Souza, L. G. de, & Souza, A. A. de. (2021). AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM DESAFIO PARA A EFETIVAÇÃO DA ESTRUTURA FORMATIVA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 21(2). https://doi.org/10.25110/educere.v21i2.2021.7923

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa