FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ASPECTOS REGULATÓRIOS E EMANCIPATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Crisna Daniela Krause Bierhalz Professor Associado da Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Emanuelle Boeno Stochero Universidade Federal do Pampa
  • Vitor Garcia Stoll Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v21i1.2021.7938

Resumo

Este estudo é um recorte da pesquisa desenvolvida no curso de  Licenciatura em Ciências da Natureza, vinculada a uma Universidade Federal da Campanha do Rio Grande do Sul. Discorre sobre as concepções avaliativas expressas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Ciências da Natureza e busca compreender de que forma estas concepções contribuem na formação crítica do professor de Ciências da Natureza. Metodologicamente caracteriza-se como quantitativa, explicativa e documental, tendo como lócus de busca o PPC, disponível no site institucional. Os resultados demonstram que o termo avaliação aumentou expressivamente na última versão do documento, de 51 para 112 menções. Houve redução nas menções sobre avaliação da aprendizagem, de 13 para oito expressões. Percebeu-se também que a concepção do documento contempla os critérios estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional quanto a continuidade, cumulatividade e prevalência de aspectos qualitativos. Contudo, apresenta fragilidade no aspecto da recuperação paralela e obrigatória. Ambas versões do PPC apresentam em primeiro plano a autoavaliação relacionada à instituição e ao curso, e em segundo plano no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos. Por fim, espera-se que este estudo possa contribuir para a formação inicial de professores de Ciências da Natureza indicando a importância da autoavaliação na formação reflexiva.

Biografia do Autor

Crisna Daniela Krause Bierhalz, Professor Associado da Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Pedagoga (UFPel), Mestre em Educação Ambiental (FURG), Doutora em Educação (PUC RS). Professora das disciplinas da área da Educação na Universidade Federal do Pampa - campus Dom Pedrito

Emanuelle Boeno Stochero, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa

Vitor Garcia Stoll, Universidade Federal do Pampa

Licenciado em Ciências da Natureza e Mestrando da Pós Graduação do Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa

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Publicado

14-12-2021

Como Citar

Krause Bierhalz, C. D., Stochero, E. B., & Stoll, V. G. (2021). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ASPECTOS REGULATÓRIOS E EMANCIPATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 21(1). https://doi.org/10.25110/educere.v21i1.2021.7938

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa