FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ASPECTOS REGULATÓRIOS E EMANCIPATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v21i1.2021.7938Resumo
Este estudo é um recorte da pesquisa desenvolvida no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, vinculada a uma Universidade Federal da Campanha do Rio Grande do Sul. Discorre sobre as concepções avaliativas expressas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Ciências da Natureza e busca compreender de que forma estas concepções contribuem na formação crítica do professor de Ciências da Natureza. Metodologicamente caracteriza-se como quantitativa, explicativa e documental, tendo como lócus de busca o PPC, disponível no site institucional. Os resultados demonstram que o termo avaliação aumentou expressivamente na última versão do documento, de 51 para 112 menções. Houve redução nas menções sobre avaliação da aprendizagem, de 13 para oito expressões. Percebeu-se também que a concepção do documento contempla os critérios estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional quanto a continuidade, cumulatividade e prevalência de aspectos qualitativos. Contudo, apresenta fragilidade no aspecto da recuperação paralela e obrigatória. Ambas versões do PPC apresentam em primeiro plano a autoavaliação relacionada à instituição e ao curso, e em segundo plano no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos. Por fim, espera-se que este estudo possa contribuir para a formação inicial de professores de Ciências da Natureza indicando a importância da autoavaliação na formação reflexiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.