Percepção ambiental e motivação em educação ambiental para adolescentes: conceitos básicos e proposta de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v21i2.2021.7965

Resumo

O presente artigo tem por objetivos trazer à reflexão a importância dos estudos a respeito da percepção ambiental e da motivação dos atores sociais como fontes de informação para subsidiar a preparação do arcabouço teórico e prático em que se deve fundamentar a instrumentação para ações em educação ambiental, e, ao final, apresentar uma síntese de uma proposta de pesquisa relacionando percepção ambiental, motivação e educação ambiental tendo os adolescentes como atores sociais. Para tanto, inicialmente, mostra-se importante trazer, como conteúdo básico para discussão, algumas definições específicas para possibilitam compreender como os conceitos fundamentais expostos se interrelacionam na construção da proposta de trabalho apresentada. 

Biografia do Autor

Marciana Catanho, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Química. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (IQSC/USP). Professora de Educação Básica II, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, São José do Rio Preto, SP, Brasil.

 

Roberto Teixeira de Lima, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Biólogo. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (IGCE/UNESP). Especialista Ambiental II, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, São José do Rio Preto, SP, Brasil.

  

Downloads

Publicado

28-12-2021

Como Citar

Catanho, M., & Lima, R. T. de. (2021). Percepção ambiental e motivação em educação ambiental para adolescentes: conceitos básicos e proposta de pesquisa. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 21(2). https://doi.org/10.25110/educere.v21i2.2021.7965

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa